Imagem do rio Itajaí-Mirim registrada em maio de 2020/Foto: Ciro Groh

A estiagem prolongada em Brusque fez o rio Itajaí-Mirim registrar nesta quarta-feira, 27, um dos menores níveis da história.

Na região central da cidade, próximo à Ponte Estaiada onde a Agencia Nacional de Águas (ANA) efetua as medições, o valor está em 66 cm, sendo que o considerado normal fica entre 90 cm a 1 metro.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edevilson Kugik, desde 2002 pelo menos, não é observada uma medição tão baixa no Itajaí-Mirim.

Segundo Kugik, as marcas registradas antes do ano de 2002 ainda precisam ser comparadas, mas tudo leva a crer que este nível atual de 66 cm deva ser o menor em muitas décadas no município.

Quadro de estiagem continua no estado

Segundo nos informa a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o período de 1º a 3 de junho deve trazer tempo instável com chuva em SC, mal distribuída, devido a um sistema de baixa pressão no litoral de SC. Nesses dias, o maior acumulado ocorre no Litoral.
Já entre 5 e 6 de junho, áreas de baixa pressão causam chuva mais significativa em SC.

Apesar da precipitação prevista para o início do próximo mês, o quadro de estiagem persiste no estado e recomenda-se o uso consciente da água, conclui Marilene.