*Confira a galeria de fotos ao final desta edição.

brusque
Um sonho o interior da casa/Arquivo: Ciro Groh

Uma das construções mais emblemáticas de Brusque, a Villa Renaux, como é conhecida a casa onde o cônsul Carlos Renaux viveu seus últimos anos, foi projetada pelo arquiteto alemão Eugen Rombach.

Tudo começou em abril de 1931, na Alemanha, quando Renaux comunicou ao arquiteto que estava de partida para o Brasil e gostaria de erguer um bangalô nos moldes daquele que já havia sido construído na cidade alemã de Baden-Baden, obra de Eugen.

No dia 1º de agosto de 1931, a família Rombach desembarcava em Brusque, para não mais voltar. Na ocasião, Eugen é convidado para comandar as obras da casa e trabalhar nos projetos da fábrica Renaux.

brusque
Tudo muito bem preservado/Arquivo: Ciro Groh

Veja também:

Conheça os heróis anônimos que integram o trabalho voluntário da AME, de Brusque

Aberto à visitação

brusque
Agradecimentos do Blog do Ciro Groh a Sergio Hadriano, pessoa encarregada da manutenção de todo o espaço/Arquivo: Ciro Groh

As visitas no local ocorrem com supervisão do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), que desde 2017, mantém um acordo de cooperação com a família Renaux, para a utilização do casarão para atividades de pesquisa.

Além disso, a instituição também faz a catalogação e conservação de todo o acervo documental e fotográfico deixado por Maria Luiza Renaux, bisneta do cônsul, que faleceu em janeiro de 2017 e era a única moradora do local.

brusque
Mausoléu onde está sepultada a terceira esposa do cônsul, a consulesa Maria Luiza Auguste Linaerts, a Goucky.

A visitação guiada ocorre em grupos de até 15 pessoas e são realizadas mediante agendamento no site da instituição. (www.unifebe.edu.br/site/villa-renaux/).

São disponibilizadas algumas datas por mês para que estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral, conheçam de perto a última residência do cônsul Carlos Renaux.

Atualmente, o local é mantido pelo filho de Maria Luiza, Vitor Renaux Hering, que é trineto do cônsul.


Galeria de fotos

Para finalizar esta edição, disponibilizamos algumas fotos registradas pelo Blog do Ciro Groh na Villa Renaux. Imagens selecionadas especialmente para você se surpreender.

*Créditos: Ciro Groh

Arquivo: Sergio Hadriano
Arquivo: Sergio Hadriano
Arquivo: Sergio Hadriano
Arquivo: Sergio Hadriano
Arquivo: Sergio Hadriano

Oferecimento:


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: cirogroh@yahoo.com.br

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK