Um evento, nada comum, chamou a atenção de diversos moradores da cidade e do interior de São Joaquim, na Serra Catarinense, no início da noite de ontem, sexta-feira, 06, quando diversos objetos foram avistados circulando nos céus do lado Sul, entre o Caminhos da Neve e a localidade de Boava. As informações são do São Joaquim Online.

Segundo a publicação, mais de 50 luzes foram vistas próximo a atmosfera e pareciam bailar de forma retilínea tomando distâncias entre elas. O evento durou alguns minutos até desaparecer totalmente.

Mais tarde, os moradores foram informados de que se tratava do projeto da Space-X chamado de Starlink que lançou recentemente 60 satélites.

Os objetos fazem parte da Starlink, constelação artificial que contará, num futuro próximo, com 12 mil satélites no total.

Esse é o segundo lote de satélites da Space-X enviados ao espaço. O primeiro lote foi lançado em maio, também com 60 objetos, entretanto, três pararam de funcionar.

Agora, os 57 restantes se unirão aos 60 novos para iniciar a formação da constelação artificial Starlink, que visa oferecer internet de alta velocidade para toda a extensão do planeta Terra.

De acordo com a Space-X, serão necessários cerca de 24 lançamentos para a construção de uma constelação que cubra o globo terrestre. Eles orbitarão em uma altura relativamente baixa (a distância é de 550 km da Terra). A iniciativa gerou preocupação em astrônomos.

Fonte das informações: São Joaquim Online e Destinos de SC