A primavera de 2020 começou na presença do céu cinzento em Brusque/Foto: Ciro Groh

Na manhã desta terça-feira, 22, teve início a estação da primavera no hemisfério sul. É nesse período do ano que a atmosfera inicia seu processo de aquecimento, o que torna mais favorável e frequente no Vale do Itajaí, a ocorrência de temporais associados a descargas elétricas, rajadas de vento forte e, por vezes, queda de granizo.

No levantamento abaixo podemos observar o que normalmente chove em cada mês em Brusque. O resultado aponta para um valor somado de cerca de 400 mm de precipitação nos meses de primavera (set/out/nov) no município.

Convém destacar o aumento do volume mensal de chuva em Brusque em relação à estação que a antecede (inverno).

Precipitação mensal em mm:

207,9—-Janeiro
161,2—-Fevereiro
175,9—-Março
  91,8—-Abril
136,0—-Maio
144,2— Junho
  80,1—-Julho
  90,9—-Agosto
148,6—-Setembro
148,5—-Outubro
127,2—-Novembro
154,0—-Dezembro

O que diz a previsão para a primavera

De acordo com a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins, a previsão climática indica que a primavera de 2020 vai apresentar volumes de chuva dentro a abaixo da média na região de Brusque

Martins explica que devido à influência do fenômeno La Niña, a precipitação irá se comportar de forma irregular, ou seja, existe condição para a ocorrência de períodos de tempo seco  (não se descartando períodos de estiagem) alternados por dias consecutivos de chuva ocorrendo de forma mal distribuída sobre o município nesta primavera.

“Como nesta época há maior frequência dos temporais, por vezes podem ocorrer  acumulados elevados de chuva em curto espaço de tempo. Já a temperatura ficará mais quente que o normal”, destaca a meteorologista.