brusque
Início de tarde de terça-feira na presença do sol aparecendo por entre aberturas em Brusque/Arquivo: Ciro Groh

Previsão de pouca chuva para o restante de maio em SC e com expectativa da chegada de um frio mais forte ao estado a partir da segunda quinzena do mês. Os catarinenses não terão os impactos do veranico.

Quem faz esta projeção é o meteorologista Leandro Puchalski. O especialista fala das condições do tempo esperadas para o restante de maio e os detalhes da nota emitida você confere logo após a foto.

Volume de Chuva

brusque
Tempo seco em Brusque no começo da tarde desta terça-feira/Arquivo: Ciro Groh

“Eu começo falando sobre volume de chuva e aqui já adianto que no restante deste maio vai chover muito pouco em todo o Sul do Brasil. Lógico, até o final do mês a gente vai ter alguns momentos em que ela vai aparecer, porém, pouca coisa é esperada de uma maneira geral”.

“Como estamos num período de outono, já às portas do inverno, quando temos uma redução nos volumes de chuva isso tem relação com as massas de ar frio. Assim sendo, não há expectativa de veranico para os catarinenses até o término deste mês. Talvez, uma ou outra tarde mais aquecida, não caracterizando um veranico”.

Frio

brusque
Foto capturada em Brusque no começo da tarde desta terça-feira/Arquivo: Ciro Groh

“Para quem gosta de frio, trago boas notícias aos leitores do Blog do Ciro Groh. A gente vai ter a entrada de um frio mais forte a SC como ainda não tivemos em 2022. Isso, a partir do dia 16/17 de maio em diante quando então, os termômetros devem negativar em várias partes do estado catarinense”.

“Essa massa de ar frio prevista tem expectativa de ser o que chamamos de continental, que é quando ela entra pelo continente e não pelo oceano. Isso gera queda acentuada nas temperaturas não só no Sul do Brasil, mas também, em áreas do Centro-Oeste e Sudeste, como destaque para o estado de São Paulo”.

“Quero destacar que essa é uma informação inicial e precisa ainda ser acompanhada nos próximos dias. Mas, já fica então essa dica. A tendência mostra que a segunda quinzena de maio comece diante de uma massa de ar frio um pouco mais intensa para os catarinenses”.

*Com informações da previsão do tempo: Leandro Puchalski/meteorologista

Veja também

– Chuva deve retornar a SC nesta terça-feira; confira a previsão

Oferecimento: 


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK