Predomínio do tempo seco com sol entre nuvens nesta terça-feira não só em Guabiruba, mas em todo o Vale do Itajaí-Mirim/Foto: Ciro Groh

Em recorde deste verão de 2020, a sensação de calor em Guabiruba chegou a 53ºC às 13h54 desta terça-feira, 18. O registro foi medido pela minha estação automática instalada no bairro Aymoré. No termômetro, a máxima ficou em 37,1ºC neste local.

Com a umidade do ar acima de 60% em combinação com o calor e pouco vento, a sensação térmica de hoje superou os 50ºC do dia 27 de janeiro, até então, sendo o índice mais alto da estação no município.

O índice de calor é a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.

Terça-feira de muito calor também em Brusque, que registrou máximas de até 36ºC com sensação térmica oscilando valores entre 45 e 48ºC.

Abaixo está a tabela onde temos inseridas as temperaturas extremas (mínimas e máximas) desta terça, em seus respectivos lugares descritos em anexo. Muito quente em todos os municípios do Vale do Itajaí-Mirim:

Chama atenção a madrugada extremamente abafada em Brusque, com valores no período “batendo” os 25ºC/Fonte: Ciro Groh

De acordo com o AlertaBlu, a terça-feira pode terminar com trovoadas em Brusque. Segundo a nota divulgada pelo órgão, a partir do início da noite um sistema de instabilidade começa a se aproximar do município, trazendo chance para pancadas de chuva acompanhado por trovões.

Imagem de radar, com atualização das 16h30 desta terça, mostrando alguns pequenos núcleos de trovoada observados em pontos do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Meio-Oeste/Fonte: Radar do Morro da Igreja