suécia
Imagem do verão na Suécia neste 2021/Foto: Divulgação

Enquanto os brusquenses e o estado catarinense num todo estão enfrentando um inverno rigoroso, uma forte e abrangente onda de calor está atingindo a terra do Papai Noel, na Escandinávia.

As temperaturas acima da média, que já marcaram o mês de junho, ganharam mais força neste começo de julho, com máximas recordes em algumas localidades, informa a Metsul Meteorologia.

De acordo com o órgão acima citado, na Suécia, foi o terceiro junho mais quente já registrado. Na Lapônia finlandesa, onde está a vila oficial do “bom velhinho” na cidade de Rovaniemi, foi registrada na segunda-feira, 05, a maior temperatura máxima desde 1914.

A Vila do Papai Noel, a oito km da cidade, é um complexo de chalés em que funcionam hotel, restaurantes e lojas temáticas/Fonte: Visit Rovaniemi/Divulgação

Ainda conforme a Metsul, nesse dia a temperatura máxima chegou a 34,3ºC em Banak, costa de Porsangerfjiorden na Noruega. Fez também 33,6ºC em Utsjoki Kevo, na Lapônia finlandesa.

Mulher pedala em Helsinque, na Finlândia, um dos países com maior igualdade de gênero do mundo/Foto: Helsinki Marketing

Os termômetros ainda indicaram 33,4ºC na localidade norueguesa de Tanabru. Também 30,8ºC no Farol de Makkaur que está na costa do Oceano Ártico, na Noruega. A marca de 34,3ºC na localidade norueguesa de Banak é a mais alta já registrada na Europa acima de 70ºN  de latitude, acrescenta a Metsul.

A linha do Círculo Polar Ártico passa pelo meio da Vila do Papai Noel/Foto: Reprodução/Santatelevision.

Veja também:

-Enchente que matou 49 pessoas no Vale do Itajaí completa 38 anos

-Confira as belas imagens noturnas do Santuário de Azambuja

Calor recorde na terra do Papai Noel

Várias estações na região da Escandinávia registraram recordes absolutos de temperatura máxima neste começo de semana/Fonte: Adam Plataform/Via Metsul Meteorologia

A Metsul Meteorologia explica que a maioria destas marcas é recorde desde que se iniciaram os registros meteorológicos nas respectivas estações:

“Por exemplo, a localidade de Utsjoki Nuorgam quebrou seu recorde absoluto de calor por 0,7ºC. Superou o recorde de até então de 31,8ºC em 20 de julho de 1988. A estação tem dados desde 1929”.

finlândia
Finlândia, um dos países com maior igualdade de gênero do mundo/Foto: Helsinki Marketing

“A máxima de 33,6ºC da segunda-feira em Utsjoki Kevo é a segunda mais alta da história da Lapônia finlandesa. Somente perde para um registro de 1914 da localidade de Inari Thule que teve 34,7ºC naquele ano”, conclui a Metsul Meteorologia.

Lapônia: as paisagens geladas típicas de cartão-postal estão sofrendo com o aquecimento do planeta/Crédito: Pikrepo

• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: 47 991517115.

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK.