*Confira ao final desta edição o vídeo e a galeria de fotos

brusque
Marilete de Souza com sua produção de ora-pro-nóbis/Arquivo: Ciro Groh

Ora-pro-nóbis: se você nunca ouviu falar, seria interessante então dar uma olhada nas imagens e informações contidas nesta edição do Blog do Ciro Groh e registradas no bairro Rio Branco, em Brusque.

Muito utilizada como cerca viva, ornamentando os muros das casas com suas belas flores, a ora-pro-nóbis também pode ser aproveitada na cozinha e traz muitos benefícios para a saúde.

Essa planta de nome incomum é originária do continente americano e vem ganhando fama entre os adeptos de uma alimentação mais saudável. Tanto as folhas como os frutos podem ser utilizadas na alimentação e têm alto valor nutricional.

Veja também:
Conheça o casal de Guabiruba fascinado por orquídeas


Brusquense colhe os frutos 

brusque
Arquivo: Ciro Groh

E por falar nos frutos, a brusquense moradora do bairro Rio Branco, Marilete de Souza, está tendo motivos de sobra para comemorar o resultado de seu investimento e capricho, que começou no ano de 2018.

Depois do colorido das flores que trouxeram um charme especial à sua propriedade no outono, o pé de ora-pro-nóbis agora está produzindo seus frutos no inverno, chamando a atenção de todos pela quantidade.

brusque
Pé de ora-pro-nóbis de Marilete carregado de frutos/Arquivo: Ciro Groh

“Tenho um pé de ora-pro-nóbis aqui em casa. Um pé gigantesco que já nos forneceu sua flores no outono e agora está ofertando seus frutos no inverno. Ainda estão começando amarelar, mas alguns já estão no ponto para o consumo”, explica Marilete.

“Esses frutos têm um sabor ácido delicioso e são ricos em vitaminas A e C. Usamos aqui em casa para o preparo de sucos, geleias e licores. Aproveitamos também para o preparo de caipirinhas”, diz.

brusque
Suco feito a partir dos frutos de ora-pro-nóbis/Arquivo: Marilete de Souza

“Lembrando que as folhas são consumidas no ano inteiro. Devido ao alto valor benéfico, elas estão presentes nas nossas refeições diárias, fazendo parte no tempero do arroz e na montagem das saladas”, complementa.

Vídeo

Confira a seguir o vídeo onde Marilete explica mais detalhes sobre sua produção de frutos de ora-pro-nóbis.


Galeria de fotos


• Ajude a manter as estações meteorológicas de Ciro Groh contribuindo com qualquer valor via Pix, através da chave: [email protected]

Receba diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e enviar uma mensagem com OK