Chuva e trânsito: uma combinação que exige atenção e paciência redobrada/Foto: Ciro Groh

Entre o início da madrugada quando começou a chover até às 6h55 da manhã desta segunda-feira, 11, alguns bairros de Brusque já registravam 70mm de precipitação.
Isso corresponde a 56% do total esperado para todo o mês de novembro, de acordo com o histórico observado pela minha rede de estações meteorológicas.
Em algumas ruas, há registro de pontos com alagamentos.

No bairro Centro, o acumulado neste período ficou em 70,6mm. Volumes expressivos registrados também em outros locais do município, como no Santa Luzia e Rio Branco, onde minhas estações marcaram 47,7 e 42,1mm respectivamente.

Imagem do Radar do Morro da Igreja, com atualização das 7h45 desta manhã, mostrando nuvens entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte de SC, como podemos observar nas manchas ilustradas no mapa, apenas com registro de chuva fraca naquele momento.

Já nas cabeceiras do rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos, praticamente não choveu, exceto garoa ou chuva fraca, como podemos observar na tabela abaixo, onde temos inseridos todos os números acumulados de chuva pela região de Brusque.
Em anexo também, estão os valores de temperaturas mínimas desta madrugada/amanhecer de segunda-feira:

Vale observar que todos este dados de precipitação expostos acima, são acumulados parciais do dia, visto que a chuva ainda se fazia presente principalmente em Brusque, até o fechamento desta edição.


Tempo instável deve continuar em Brusque no restante do dia

De acordo com o ALERTABLU, o deslocamento de umidade do mar em direção ao continente favorece a presença de muitas nuvens em Brusque bem como a condição para chuva fraca a qualquer momento do dia. A temperatura não varia muito devido a cobertura de nuvens com máxima entre 22 e 24°C. Vento fraco de leste/sudeste.