Conteúdo exclusivo para assinantes

Ciro Roza é cotado para concorrer a deputado estadual pelo PSB em 2018

Viabilidade da candidatura está sendo analisada juridicamente

Ciro Roza é cotado para concorrer a deputado estadual pelo PSB em 2018

Viabilidade da candidatura está sendo analisada juridicamente

O PSB já se prepara para as eleições de outubro de 2018. A sigla tem três nomes mais fortes para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Neste momento, o nome mais cotado para concorrer a deputado estadual é o do ex-prefeito Ciro Roza. Contudo, a candidatura dele depende da análise jurídica.

Roza já foi impedido de concorrer nas eleições de 2012 e de 2016 com base na Lei da Ficha Limpa. Segundo Dagomar Carneiro, presidente do PSB municipal, há um entendimento de que o prazo de inelegibilidade termina neste mês, mas isso será visto pelos advogados.

O ex-prefeito foi condenado pela Justiça Federal, em segunda instância, por improbidade administrativa, devido a irregularidades encontradas em obras de prolongamento do canal extravasor do rio Itajaí-Mirim.

Há também contra ele as rejeições de suas contas, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) enquanto prefeito, nos anos de 2002, 2007 e 2008, que foram confirmadas pela Câmara de Vereadores.

Carneiro admite que Ciro Roza é um dos nomes cotados, o mais forte, para concorrer. “Temos os nossos vereadores, o Zancanaro [atual secretário de Educação], o Keka [Gerson Luiz Morelli], o próprio Ciro, tem eu e tem o Banana [Ernani Godoy, do Canal X], que está filiado ao PSB. O doutor Jonas já é prefeito, então é mais difícil”, afirma.

Secretário de Educação e vereador eleito, Zancanaro também participa das negociações. “Estamos em contato com o Ciro Roza. Ele é o pré-candidato neste momento, mas está se vendo as possibilidades jurídicas, a elegibilidade ou não”.

O Município tentou contato com Ciro Roza, mas foi informado de que ele está viajando.

Outros nomes
Dentre os nomes que despontam para concorrer nas eleições do ano que vem está o de Zancanaro. O vereador eleito hoje está licenciado do cargo e ocupa a pasta de Educação.

Segundo ele, a sua permanência na secretaria depende das combinações partidárias. Zancanaro diz que está a serviço do partido, e existe uma coligação municipal com o PMDB.

Além dos arranjos locais, existem ainda as coligações que serão feitas em 2018, com vistas ao governo do estado, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. Os acertos poderão fazer Zancanaro concorrer ou não, assim como a viabilidade da candidatura de Roza.

“Não estou brigando para ser candidato, mas somos soldados do partido. Tenho que estar disponível”, afirma o correligionário do PSB.

“Eu não tenho pretensão, quero deixar claro, mas se formos convocados, não podemos nos furtar. Fui candidato também nesta situação, eu não queria, mas me pediram para ajudar”, afirma Zancanaro.

Até mesmo o nome do prefeito Jonas Paegle é ventilado para uma possível candidatura a deputado estadual. Entretanto, o presidente do partido diz que é bastante difícil porque ele já está num cargo público.

Keka e Carneiro também são cotados, porém, ambos já disseram que não pretendem concorrer.

“Está muito cedo, não tem nenhuma definição em relação ao processo eleitoral. Isso vamos discutir por fevereiro ou março. Vemos que o Zancanaro está com disposição, o Banana também está com disposição”, afirma Carneiro.

Projeção
A executiva estadual do PSB solicitou ao partido em Brusque a indicação de nomes para concorrer a deputado federal e estadual. A prefeitura brusquense é uma das mais importantes para a sigla, que só ganhou notoriedade municipal com a filiação de Ciro Roza.

Dagomar Carneiro é ligado historicamente a Ciro Roza. Foi vice-prefeito dele em dois mandatos, entre 2001 e 2008.

O PSB, até então com pouca envergadura no estado e em Brusque, conseguiu outra prefeitura importante no Vale do Itajaí, em 2016: Balneário Camboriú. Também elegeu dois vereadores para a Câmara de Vereadores.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio