Como maior órgão do corpo humano, a pele merece atenção e cuidados especiais, já que funciona como o primeiro sistema de defesa do corpo contra as agressões mais comuns do meio externo: poluição, agentes irritantes e radiação solar. O dano provocado por essas agressões externas e pelos radicais livres, aliados a genética de cada paciente, podem acabar provocando um envelhecimento precoce da pele. Por isso, a forma como cada pessoa cuida da sua pele, é importante para mantê-la saudável e bonita sempre.

O dermatologista tem papel fundamental no cuidado com a pele, não apenas para tratamentos estéticos pontuais, mas principalmente na manutenção de uma pele saudável e bonita ao longo da vida, visando o envelhecimento harmonioso e minimizando os danos acumulados no dia a dia.

Experiência internacional

Atuando em Brusque há oito anos, com experiência de três anos de residência em dermatologia no Hospital Germans Trias y Pujol, em Barcelona, na Espanha, o dermatologista Felipe Benvenuti destaca que o bom senso e a harmonia são fundamentais na hora de decidir quais tratamentos estéticos podem ser realizados. “Um bom tratamento dermatológico é aquele que passa despercebido, em que o paciente melhora a sua aparência, mas que os amigos não conseguem saber exatamente o que foi feito”.

Com atendimento na clínica San Benito, a qual é responsável técnico, Benvenuti oferece serviços dentro da dermatologia clínica e cirúrgica – diagnóstico e tratamento de doenças de pele, cabelos, unhas e mucosas – e também dentro da Cosmiatria e Laser, que é a área da dermatologia dedicada ao tratamento e prevenção de alterações estéticas da pele.

Assim como as demais especialidades, Benvenuti orienta que o dermatologista deve ser consultado regularmente, principalmente se o paciente perceber alteração de algum sinal ou pinta; feridas ou espinhas que não cicatrizam, alterações na pele, couro cabeludo, unhas ou cabelos. De acordo com ele, a visita ao dermatologista é fundamental para detectar o surgimento de doenças precocemente. “A pele é o maior órgão do corpo humano, e pode abrigar desde uma simples micose até uma série de doenças que podem levar a óbito, como o câncer de pele, por exemplo. Na maioria das vezes, um câncer de pele inicial não causa sintomas ao paciente, o que acaba atrasando a ida ao dermatologista, impossibilitando um diagnóstico precoce”.

Doenças e tratamentos mais comuns

Entre as principais doenças que levam o paciente ao consultório estão a dermatite seborreia (caspa), micoses em geral, alergias, câncer de pele, melasma (manchas escuras na pele), sardas brancas, rosácea, coceiras e acne (espinhas). Dentro da área cirúrgica, Benvenuti realiza com mais frequência tratamentos para remoção de sinais ou pintas, biópsias de pele para auxiliar em um diagnóstico, correção de lóbulo de orelha ‘ rasgado’, cirurgias para unhas encravadas e criocirurgia para tratamento de lesões pré-cancerígenas ou verrugas.

O dermatologista também é o especialista mais capacitado para a realização de procedimentos estéticos minimamente invasivos. A toxina botulínica (botox) é o tratamento mais realizado, seguido de preenchimento, peelings químicos, luz intensa pulsada e laser em geral.

Benvenuti alerta que antes de realizar qualquer procedimento, é indispensável verificar as qualificações do profissional, para que tudo seja realizado com segurança e os resultados correspondam às expectativas do paciente, sem qualquer dano à saúde.

“Recebo frequentemente pacientes que realizaram, em outras clínicas, procedimentos por profissionais não capacitados (sem formação médica). Esses pacientes chegam no meu consultório com danos na pele, como queimadura por depilação a laser feito por pessoas não capacitadas, preenchimentos agressivos, peelings inadequados, etc. Infelizmente existem brechas em nossa legislação, cabe ao paciente verificar se o profissional é médico, especialista em Dermatologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia”.

O dermatologista lembra ainda que a cada ano surgem tecnologias novas e técnicas diferentes de se realizar determinado tratamento, porém, cada situação deve ser individualizada e analisada com critério para oferecer ao paciente o que há de mais adequado ao seu caso.

Todos os procedimentos, inclusive os cirúrgicos, são realizados na própria clínica, que conta com duas salas personalizadas para este tipo de atendimento. “Disponibilizamos equipamentos não-invasivos de alta tecnologia aprovados pela Anvisa para o tratamento de diversas alterações da pele do rosto e do corpo”, destaca Benvenuti que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e é presença constante em congressos e especializações na área.

Contato

Av. Augusto Bauer, 240
Edifício Salutar – Salas 203/204
Jardim Maluche – Brusque – SC
Fone: (47) 3396-7674 | WhatsApp: (47) 99263-2922

Como maior órgão do corpo humano, a pele merece atenção e cuidados especiais, já que funciona como o primeiro sistema de defesa do corpo contra as agressões mais comuns do
Conteúdo exclusivo para assinantes

Para ler todas as notícias, assine agora!

Oferta especial para você ficar
bem informado SEM LIMITES

Menos de

R$ 0,35
ao dia
R$ 9,90 ao mês