Clube Filatélico Brusquense faz lançamento de envelope alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana

Mostra filatélica também foi uma das atrações do evento; exposição segue até o dia 15 de novembro, no Instituto Aldo Krieger

Clube Filatélico Brusquense faz lançamento de envelope alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana

Mostra filatélica também foi uma das atrações do evento; exposição segue até o dia 15 de novembro, no Instituto Aldo Krieger

Para comemorar os 500 anos da Reforma Luterana, celebrado ontem, o Clube Filatélico Brusquense fez o lançamento do envelope comemorativo da data, em um evento no Instituto Aldo Krieger (IAK).

O envelope, com edição limitada, tem o selo comemorativo lançado em abril pela agência dos Correios de Brusque e também o carimbo da data que marca os 500 anos da Reforma: 31 de outubro de 2017.

“O envelope com o carimbo e o selo torna-se uma peça histórica, muitos colecionam esta temática religiosa”, diz o presidente do clube, Jorge Paulo Krieger Filho.

Durante o evento, Krieger Filho, o diretor dos Correios de Brusque, Rodrigo Cesar Barreto Pereira e o pastor Werner Brunken, representando os pastores luteranos da União Paroquial de Brusque, fizeram a obliteração do selo, ou seja, aplicaram o carimbo na peça.

Além do lançamento do envelope, também foi inaugurada a mostra filatélica sobre a Reforma Luterana. O filatelista Nathan Krieger exibiu suas peças sobre Martim Lutero e outros reformadores e também fez uma palestra sobre o tema.

O quarteto da orquestra do Colégio Cônsul Carlos Renaux, sob a regência do maestro Marcelo Hecke, também se apresentou durante o evento.

Krieger Filho destaca que a filatelia tem a capacidade de fundir conhecimento e cultura pelas emissões postais, por isso, o clube brusquense sempre busca realizar eventos que mostrem à comunidade a valorização da história.

“Desde a fundação do clube sempre participamos e elaboramos peças filatélicas em eventos importantes. No centenário de Brusque o clube teve uma boa participação, e temos todos esses arquivos guardados, que podem servir de material de pesquisa”.

A mostra filatélica com os selos sobre a temática da Reforma Protestante estará aberta ao público até o dia 15 de novembro, no Instituto Aldo Krieger.

Filatelia
A filatelia é o hábito de colecionar, estudar e pesquisar selos postais. Em Brusque, os colecionadores de selos postais fazem parte do Clube Filatélico Brusquense, que completou 82 anos de atividades este ano.

O clube nasceu em 1935 por iniciativa de Ayres Gevaerd, José Boateux Piaza, Oscar Gustavo Krieger e Érico Jorge Krieger e, mesmo com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, ainda permanece ativo e reúne cerca de 20 membros.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio