Focada em trazer os associados para o clube, a gestão atual do Clube Esportivo Guarani investe especialmente em melhorias internas, para tornar o espaço um local mais atraente para os sócios.

Com mais de 3 mil associados entre titulares e dependentes, o Guarani é um dos maiores clubes de Brusque: são cerca de mil sócios titulares, entre pagantes e associados isentos (aposentados).

“Nosso foco é trazer o sócio pra cá, com a prática de esporte e o entretenimento para a família”, diz o presidente, Eduardo Hoffmann. “Estamos indo quase que na contramão, com muita procura por associação. Mas precisamos manter um limite também, para garantir conforto ao associado.”

Eduardo Hoffmann assumiu a presidência do clube em 2015 e foi reeleito para mandato até 2019. | Foto: Clube Esportivo Guarani/Divulgação

Hoffmann iniciou na presidência do clube em 2015 e foi reeleito no ano passado, com gestão que se estende até 2019. Porém, ele conta que já está envolvido na diretoria do Guarani há cerca de vinte anos.

Hoje, os principais investimentos da gestão são em manutenção do espaço interno e segurança, como a portaria eletrônica, que garante acesso aos sócios pela carteirinha do clube. “Queremos garantir que o sócio se sinta seguro e tenha conforto aqui dentro”, afirma o presidente. “E esse nosso investimento é muito elogiado. Todo mundo que vem ao clube comenta que está sempre bonito, florido. Isso chama a atenção.”

Segundo Hoffmann, a parte de iluminação do clube está sendo modernizada com a troca das lâmpadas comuns para as de LED. “As quadras de tênis já têm, agora queremos fazer o restante”, afirma. Além disso, há melhorias programadas para os ginásios de esportes, a começar pela adequação às normas dos bombeiros, que já foram iniciadas.

“Já fizemos toda a sinalização, com placas indicativas, e o próximo passo é cumprir com a exigência dos bombeiros em relação à piscina. São várias as frentes de investimentos que temos para 2018.”

Atividades e espaços
O Guarani, que nasceu como um clube de futebol, mantém até hoje o campo de futebol suíço, cuja estrutura é praticamente a mesma da original. Do departamento de esportes ainda fazem parte as quadras de tênis, beach tennis, quadras de areia para a prática do futevôlei, ginásio de esportes e academia.

As dependências esportivas do clube são espaço para as aulas de tênis e escolinha de futsal que são oferecidas aos sócios sem custo adicional. “Temos escolinhas de rendimento, cujos alunos participam de competições, e também as de base, para iniciantes, nas quais captamos crianças que possam futuramente representar o clube em competições”, explica Hoffmann.

Clube conta com área de lazer de 68 mil metros quadrados. | Foto: Clube Esportivo Guarani/Divulgação

“No departamento esportivo, estamos construindo seis quadras de beach tennis, em adição às duas que já temos. O beach tennis nos agregou vários sócios, a procura está grande”, diz o presidente, que afirma que o clube é o mais estruturado de Brusque para a prática da modalidade, tendo recebido duas etapas do campeonato estadual e com o encerramento da competição confirmado para o clube, em dezembro. “Há também a possibilidade de recebermos um campeonato brasileiro. A Federação entrou em contato conosco para ver se seria possível”, conta.

Além dos investimentos em esporte, o clube busca também realizar melhorias na parte social. “Como percebemos que a vontade dos nossos sócios é de trazer as famílias para o clube para passar o dia, estamos com o projeto de fazer mais quiosques espalhados por aqui.” Um deles, ao lado do parquinho infantil, já está em reforma.

Ademir Deichmann, funcionário do setor administrativo do clube há 20 anos, conta que o plano de aumentar o número de quiosques se deve à grande demanda por esses espaços. “Como as reservas são feitas no dia do uso, às vezes já tem gente na frente do clube às seis da manhã querendo reservar um espaço.”

O Guarani conta com cinco quiosques grandes – que comportam mais de 20 pessoas – e quatro quiosques pequenos espalhados pela área do clube. Segundo Deichmann, além da reforma que já está em andamento, já está programada a construção de mais um “quiosquinho”, como chamam esses espaços menores. “E todos vão seguir um padrão. Os que já existem vão ser reformados, para que todos tenham a mesma qualidade”, garante.

De acordo com ele, o movimento no clube é constante: confraternizações acontecem diariamente em pelo menos um dos quiosques, os ginásios e quadras sempre são ocupados pelos sócios – e também pelos “clubes internos”, grupos de pessoas como os “Quarta-feirinos”, que se reúnem para jogar futebol toda quarta-feira há mais de 30 anos – e a piscina, nos finais de semana de verão, chegam a ter cerca de 300 usuários.

Conheça o clube
O clube nasceu como Club Sportivo Guarany, em 14 de outubro de 1934, com o objetivo de “proporcionar aos seus associados horas recreativas praticando como sport futebol”, segundo o Estatuto de criação.

Durante quase 60 anos, o foco do clube foi, de fato, o time de futebol. Foram conquistados muitos troféus de campeonatos municipais e estaduais, que estão expostos no espaço do Museu do clube. Porém, há 25 anos, o Guarani decidiu mudar de perfil e deixar de ter a prática futebolística como principal atividade. O perfil do clube acabou mudando, mas não deixou de ser um Clube Esportivo, visto que essa ainda é uma das principais atrações para o associados.

Segundo Deichmann, que faz parte da diretoria do clube desde que tinha 16 anos, a mudança foi positiva: os sócios aderiram bem e tudo vem funcionando desde então, com a mudança para um clube de perfil mais “social”. Isso até deu uma certa amplitude para o clube, que possui mais sócios e deixou de ser um clube “do bairro”.

“No começo, 70% dos associados eram daqui do bairro Guarani. Hoje isso inverteu, dá pra dizer que 30% são moradores do bairro e que os outros 70% são de outras localidades. O clube não é mais do Guarani, é de Brusque”, brinca Deichmann.

Clube Esportivo Guarani
Presidente: Eduardo Hoffmann (2017 – 2019)
Fundação: 14 de outubro de 1934
Endereço: Rua Henrique Deichmann, 20 – Guarani
Telefone: 3355-9088
Site: www.clubeguarani.com.br

Deixe uma resposta