Com alta demanda, matrículas na rede municipal começam hoje

Até sexta-feira, 13, os pais podem se inscrever para as vagas disponíveis

Com alta demanda, matrículas na rede municipal começam hoje

Até sexta-feira, 13, os pais podem se inscrever para as vagas disponíveis

Os pais que desejam uma vaga para os filhos na Educação Infantil da rede municipal de ensino devem ficar atentos. Inicia hoje e vai até sexta-feira, 13, o período de matrículas para novos alunos nas escolas de Brusque.

“A partir de amanhã (hoje) inicia as matrículas novas na Educação Infantil e a atualização dos cadastros que já constam no sistema e que aguardam para a abertura de novas vagas”, afirma o secretário de Educação, Ivanor de Mendonça.

A partir de hoje, os pais fazem uma pré-inscrição que será avaliada por uma comissão formada por professores, coordenadores e integrantes da Secretaria de Educação. “Após o término dessas inscrições, essa comissão busca uma série de critérios que constam na normativa para atender esses pais conforme as vagas disponíveis. Eles avaliam a necessidade, questão social e de trabalho e as particularidades e encaminhamentos a alunos que tem alguma vulnerabilidade social, bem como as famílias também”.

Isso acontece, porque o município ainda não consegue atender toda a demanda na Educação Infantil. “Ainda está sendo levantada a possibilidade de algumas vagas novas. Infelizmente, ainda não conseguimos buscar um atendimento, a diminuição completa da fila de espera. Estamos buscando dia a dia, atendemos dentro do que é possível todas as pessoas que nos procuram, mas ainda há uma necessidade dessa triagem”, diz.

Para os pais dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, as matrículas também acontecem de hoje até sexta-feira. Para efetuar a inscrição, basta ir até a secretaria da escola com a documentação necessária [veja no detalhe]. A Secretaria de Educação reforça o pedido para que os pais ou responsáveis compareçam aos educandários dentro do período estabelecido.

Rede estadual

Na rede estadual de ensino, as matrículas para os novos alunos inicia no dia 30 de novembro e vai até 4 de dezembro. Em fevereiro, haverá um período extra – de 1º a 5 – também dedicado à matrícula de novos alunos.

O número de vagas disponíveis na rede estadual ainda não está confirmada, já que o período de rematrícula terminou na sexta-feira passada. “Agora que vamos sentar com os diretores para ver como ficou, se teve desistências”, destaca o gerente regional de educação, Rodrigo Cesari.

De acordo com ele, a regional está conseguindo dar conta da demanda, principalmente em Brusque. “O fato é que temos que dar um jeito de oferecer vagas para todos. Hoje, temos escolas que em alguns períodos têm várias salas vazias. O que pode acontecer é que talvez não conseguiremos oferecer as vagas no período que os pais queiram”, afirma.


Documentação necessária para matrícula na Educação Infantil (em original e fotocópia):

– Certidão de Nascimento da criança;
– Cartão de vacina da criança atualizado e cartão do SUS;
– Número do PIS e NIS (Número Inscrição Social);
– Cópia da Carteira de Trabalho ou do contracheque atualizado dos pais ou responsáveis;
– Comprovante de residência dos pais ou responsáveis;
– CPF dos pais ou responsáveis;
– Apresentação de protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras;
– Apresentação de documento comprobatório de guarda para as crianças que convivam com responsáveis, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude.


Documentação necessária para matrícula no Ensino Fundamental e Médio (em original e fotocópia):

– Certidão de Nascimento do aluno;
– Carteira de Vacinação do aluno (até 5º ano);
– Caderneta do Adolescente (6º ao 9º ano);
– Comprovante de residência dos pais ou responsáveis;
– Número do Cartão do SUS;
– Número do PIS/NIS (Número Inscrição Social);
– Documento comprobatório de guarda, para os alunos que convivam com responsáveis, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio