Com nova fórmula, Copa Santa Catarina começa em 8 de setembro
Atual campeão, Brusque é o clube que mais venceu a competição, ao lado do Joinville, com quatro conquistas
Atual campeão, Brusque é o clube que mais venceu a competição, ao lado do Joinville, com quatro conquistas
A Copa Santa Catarina terá 10 clubes disputando o título, que disputarão uma primeira fase em turno único, e oito equipes se classificarão às oitavas de final. A nova fórmula de disputa foi definida na reunião do conselho técnico realizada na tarde desta terça-feira, 25, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, com a ausência de representantes do Brusque, que confirmou sua participação acatando as decisões tomadas. A competição começa em 8 de setembro.
Além do Brusque, Almirante Barroso, Avaí, Figueirense, Fluminense, Hercílio Luz, Joinville, Marcílio Dias, Metropolitano e Tubarão são os participantes. O título da copa dá vaga à Copa do Brasil de 2020. Cada clube poderá ter elencos de até 50 atletas para a competição, sendo que o prazo para inscrições encerra no dia 18 de outubro.
Fórmula de disputa
Por decisão unânime, a Copa SC começará com uma primeira fase na qual as dez equipes jogam entre si em turno único. Ou seja, são nove jogos para cada equipe. Os dois piores times são eliminados e os outros oito se classificam às quartas de final. Destes, quatro vão para as semifinais, até sobrar os dois finalistas. As fases de mata-mata são disputadas em jogos de ida e volta. Não há o critério do gol fora de casa.
2018 x 2019
O Brusque é o atual campeão da Copa SC, após ter vencido o Hercílio Luz nos pênaltis no Aníbal Torres Costa, em Tubarão. Naquela edição, participaram 12 equipes. O Operário de Mafra disputa a Série C do Catarinense, que é realizada simultaneamente com a copa, e não participará. Blumenau e Internacional de Lages também ficaram de fora. O Avaí, que participou pela última vez em 2010, com um time B, retorna.
Títulos
Juntamente com o Joinville, o Brusque é o maior vencedor da Copa SC, com quatro títulos. Mais atrás vem o Figueirense, com duas conquistas, a última em 1996. Araranguá, Criciúma, Avaí, Tubarão FC, Chapecoense, Marcílio Dias e Tubarão (o atual Clube Atlético) têm um título cada. A competição é disputada desde 1990, não foi realizada em 1994 e teve hiatos de 1999 a 2005 e de 2014 a 2016.