Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Com o início do ano eleitoral, novos pré-candidatos começam a aparecer

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Com o início do ano eleitoral, novos pré-candidatos começam a aparecer

Página 3

Candidatura
Em contato com O Município, o PSOL de Brusque informou que se soma aos demais partidos que possuem pré-candidatos a deputado estadual e federal no município. O partido, que concorreu na eleição à prefeitura com Chico Cordeiro, analisa o lançamento dos nomes do historiador Álisson Castro a deputado estadual e da bibliotecária Katia Costa a deputada federal.

Muitos concorrentes
A se confirmaram todos, ou pelo menos metade dos anúncios de pré-candidaturas já feitos, o município de Brusque terá, novamente, muitos postulantes aos cargos de deputado federal e estadual. Com isso, está fadado, mais uma vez, a eleger um ou nenhum deputado, em que pese tenha quase 90 mil eleitores, mais do que suficiente para ter pelo menos dois representantes na Assembleia.

O discurso
Na campanha e mesmo agora, na pré-campanha, eventuais candidatos costumam ter um discurso sobre a importância de não se votar em forasteiros, em deixar os votos dos brusquenses nos candidatos brusquenses. No entanto, mesmo que nenhum voto fosse destinado a candidato de fora, a fragmentação partidária em Brusque é tão grande, com cada partido olhando para o seu próprio umbigo, que o cenário de eleger apenas um deputado continuaria o mesmo.


Sem festa
Assim como já havia ocorrido em 2016 e 2015, Brusque terminou 2017 sem nenhuma festa pública de ano novo na agenda. A última vez que isso ocorreu foi no Réveillon de 2014, quando a prefeitura contratou shows que foram realizados no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. A festa era tradicional durante o governo Paulo Eccel (PT), mas deixou de existir sob o comando de seus sucessores: Roberto Prudêncio Neto (PSD); Bóca Cunha (PP) e Jonas Paegle (PSB). Invariavelmente, os governos têm alegado falta de recursos para tanto.

Na região
Cidades próximas, como Itajaí e Balneário Camboriú, por sua vez, tem mantido a tradição de proporcionar à sua população uma festa para saudar a chegada do ano Novo. A vizinha Blumenau teve um espetáculo de queima de fogos com duração aproximada de 15 minutos, na Beira Rio. Em Balneário, A festa também teve fogos de artifício, além de apresentações musicais em palcos montados perto da praia.


Parque da Saudade
Às 16 horas desta segunda-feira, 1º de janeiro, foi celebrada uma missa que marcou o 46º aniversário do cemitério municipal Parque da Saudade. Resultado da fusão do cemitério católico do Centro e do cemitério de Azambuja, o Parque da Saudade é fruto de uma ação conjunta da Igreja Católica e da Prefeitura de Brusque, nas gestões dos prefeitos Antonio Heil e José Germano Schaefer. O primeiro sepultamento lá realizado foi em 1970.


Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), fechou o ano de 2017 com inflação de 3,23%. A taxa é menor que a de 2016, quando fechou com inflação de 6,18%. Em dezembro, o IPC-S registrou inflação de 0,21%, abaixo do 0,36% de novembro. Das oito classes de despesa que compõem o índice, a alimentação foi a que teve a maior alta da taxa, ao passar de uma deflação (queda de preços) de 0,26% em novembro para uma inflação de 0,27% no mês seguinte.


Preço da gasolina
O preço da gasolina comercializada nas refinarias terá uma redução de 0,1% nesta quarta-feira, 3, de acordo com informação divulgada pela Petrobras. O diesel, por sua vez, terá um aumento de 0,6%. É a primeira variação de preço dos dois combustíveis em 2018. A última oscilação ocorreu no sábado, 30 de dezembro, quando a gasolina aumentou 1,9% e o diesel 0,4%.

Consumidor final
As variações de preço fazem parte do modelo de reajustes frequentes praticados pela Petrobras, “em busca de convergência no curto prazo com a paridade do mercado internacional”, segundo a estatal. O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis.


Estimativa do PIB
Os especialistas ouvidos pelo boletim Focus, do Banco Central (BC), em sua pesquisa semanal, elevaram as projeções para o crescimento da economia brasileira em 2017 e em 2018. De acordo com as estimativas divulgadas pelo BC, o Produto Interno Bruto (PIB – soma de todas riquezas do país) deverá apresentar crescimento de 1% em 2017. No levantamento da semana passada, a estimativa era de 0,98%. Para 2018, a expectativa do mercado em relação ao PIB também melhorou, passou de 2,68%, no último levantamento, para 2,70% no resultado apresentado nesta terça-feira.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio