Comandante Moisés é eleito governador de Santa Catarina com mais de 70% dos votos

Candidato do PSL superou Gelson Merísio (PSD), que teve 28,91%

Comandante Moisés é eleito governador de Santa Catarina com mais de 70% dos votos

Candidato do PSL superou Gelson Merísio (PSD), que teve 28,91%

O próximo governador de Santa Catarina será Carlos Moisés da Silva, o Comandante Moisés (PSL), com Daniela Reinehr (PSL) como vice-governadora. O mandato começa no dia 1º de janeiro de 2019.

Moisés surfou na “onda Bolsonaro” e conquistou 71,09% dos votos, perante 28,91% do seu adversário Gelson Merísio (PSD).

Eleito, Comandante Moisés alcança vitória histórica em Brusque

Em números brutos, 2,64 milhões de catarinense votaram no bolsonarista, enquanto 1 milhão optaram pelo candidato do PSD.

A taxa de comparecimento no estado foi de 83,13%, portanto, 16,87% não foram votar. Brancos somaram 3,60%, somando 151,6 mil, e foram 342,4 mil votos nulos, equivalente a 8,13%.

Comandante Moisés se apresenta como um político novo. Com forte discurso ligado aos valores e ao combate à classe atual que comanda Santa Catarina, ele conquistou o eleitorado.

A vitória confirma o que as pesquisas para este turno já apontavam. Comandante Moisés passou a figurar como favorito no segundo turno, mas no primeiro havia sido bem diferente.

O pesselista não era nem mencionado entre os favoritos. Acabou por desbancar Mauro Mariani (MDB) e beliscou a vaga no segundo turno como segundo colocado.

A campanha focou em colar a figura dele com a de Jair Bolsonaro (PSL). Com isso, Moisés rapidamente avançou na preferência do eleitorado catarinense, enquanto Merísio patinou e não conseguiu subir muito, apesar da sua ampla coligação de partidos.

Nos últimos dias de campanha, Moisés se ausentou de compromissos de campanha porque estava doente. Segundo nota oficial do PSL-SC, ele foi diagnosticado com infecção aguda nas vias aéreas superiores.

Conheça o eleito
Comandante Moisés (PSL)
Nome: Carlos Moisés da Silva
Idade: 51 anos
Naturalidade: Florianópolis (SC)
Ocupação: bombeiro militar aposentado
Escolaridade: Ensino Superior Completo
Candidata a vice-governadora: Daniela Reinehr (PSL)
Coligação: PSL

Histórico pessoal e profissional:

Moisés é formado em Direito e atuou por cerca de 30 anos no Corpo de Bombeiros. Trabalhou em Florianópolis, Criciúma e Tubarão. Na maior parte deste tempo foi comandante de batalhões. Foi também professor de Direito e hoje é advogado. É a primeira vez que concorre a um cargo eletivo. Desde 2016 está aposentado do Corpo de Bombeiros como coronel. O candidato já exerceu outras funções públicas: já foi coordenador regional da Defesa Civil, e na Secretaria de Justiça e Cidadania, no setor de prevenção contra incêndio e pânico das unidades prisionais do estado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio