Comemorações do ano da Alemanha no Brasil iniciam

Quatro ações estão programadas para acontecer em Brusque

Comemorações do ano da Alemanha no Brasil iniciam

Quatro ações estão programadas para acontecer em Brusque

O dia 13 de maio de 2013 marcou o início das comemorações do ano da Alemanha no Brasil, período no qual estão programadas uma maratona de eventos, de norte a sul do país, para celebrar a longa parceria cultural e econômica entre os dois países. Brusque também está participando do calendário comemorativo, tendo sido escolhido por quatro projetos que valorizam a importância alemã no cotidiano do município.

Exposições, festivais de cinema, música, esporte e um centro cultural itinerante fazem parte do programa. Diversas instituições atuam na organização das centenas de eventos que pretendem apresentar a Alemanha de forma moderna e atual.

O evento, que vai até pouco antes do início da Copa do Mundo, em junho de 2014, tem a coordenação da Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e parcerias com o Instituto Goethe, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

Ações em Brusque

Brusque está inserido na programação com quatro ações específicas:

– O intercâmbio de estudantes brusquenses para Karlsruhe e posteriormente uma série de palestras que ocorrerão, relacionadas à viagem – a viagem acontece de 9 a 20 de junho e a programação específica das palestras será realizada durante a Semana do Estudante da rede Municipal de Educação, de 12 a 17 de agosto.

– O lançamento do Livro da História de Brusque, traduzido para o alemão – programado para a integrar a programação de aniversário de 153 anos de Brusque, na primeira semana de agosto, também será realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

– A introdução da língua alemã nas escolas da rede municipal de ensino – já lecionada na EEF Georgina Carvalho da Luz, haverá uma aula inaugural, promovida pelo Instituto Cultural Brasil Alemanha, para oficializar o ato. Já agendado para o dia 3 de julho, às 16h30min, na escola.

– A Sala Virtual de Brusque – que realiza o resgate do patrimônio cultural construído pelos alemães, por meio de documentos digitalizados. Durante a primeira quinzena de agosto será realizado um ato especial quando o livro da história de Brusque será disponibilizado digitalmente.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio