Comenda Professora Augusta von Knorring homenageia professores

Distinção honorífica reconheceu a atuação de docentes e escolas que desenvolveram projetos destaque no campo escolar

Comenda Professora Augusta von Knorring homenageia professores

Distinção honorífica reconheceu a atuação de docentes e escolas que desenvolveram projetos destaque no campo escolar

Na tarde desta quarta-feira, 22, aconteceu a entrega da Comenda Professora Augusta von Knorring, na Câmara de Vereadores de Brusque. A distinção honorífica reconhece a atuação de docentes e escolas que desenvolveram projetos de destaque nas áreas de Ciência, Cultura, Educação e Ecologia. A homenagem também é alusiva ao Dia do Professor, comemorado oficialmente no dia 15 de outubro.

Três instituições de ensino receberam a homenagem: Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília, pela realização dos projetos Caixa de Histórias (educação infantil) e Linguagem Musical (ensino fundamental – anos iniciais); a Escola de Ensino Fundamental Pe. Luiz Gonzaga Steiner, com Juventude de Atitude (ensino fundamental – anos finais); e a Escola de Educação Básica João XXIII, por Minhas Memórias (ensino médio).

Noeli Mattioli Fischer, Sandra Regina Aguiar, Ana Marly Schiocchet Monarim, Rosinei Ana Cugik dos Reis, Rogério Adilson Lana, e Hedwiges Stein, que representam, respectivamente, as categorias educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais, ensino médio, ensino superior e professor aposentado, foram os primeiros educadores a receberem a honraria municipal.

Para a vereadora e autora do projeto de lei que criou a comenda, Marli Leandro, a homenagem é uma forma de destacar o trabalho realizado pelas escolas e professores em prol da educação. “Queremos valorizar bons projetos e tirá-los do anonimato. Muitas vezes, iniciativas brilhantes de professores e alunos ficam dentro dos muros da escola. Com a divulgação dessas práticas, a população pode ter conhecimento do que as escolas produzem, assim como as instituições que têm a oportunidade de compartilhar experiências”.

A representante dos homenageados, professora Cimeri Maria Petzinger ressaltou a importância da homenagem à categoria. “Não tem como descrever em palavras o que um professor sente neste momento, ao ser reconhecido pelo seu trabalho. Trabalho que é feito todos os dias, mas que é esquecido. Essa homenagem serve de estímulo para todos os professores que são importantes e fundamentais para todos os segmentos”.

A secretária de Educação de Brusque, Gleusa Fischer, destacou a homenagem como um reconhecimento à classe. “A comenda Professora Augusta Knorring nos permite a renovação constante, a referência à figura dos professores pelo fato de que cada professor desperta em seus alunos o prazer do conhecimento, assim como fazia Augusta Knorring com suas alunas”.
Seleção

Colégios públicos e particulares puderam participar. A escolha dos melhores projetos inscritos coube ao Conselho Municipal de Educação. Já a indicação dos professores a serem homenageados coube ao Município de Brusque, Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), instituições de ensino superior (Unifebe, Assevim e São Luiz) e à mesa diretora da Câmara Municipal.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio