Comércio de Brusque comemora movimento gerado pela Black Friday

Mesmo sem números fechados sobre as vendas da data, contatos e aproximação com clientes é destacada

Comércio de Brusque comemora movimento gerado pela Black Friday

Mesmo sem números fechados sobre as vendas da data, contatos e aproximação com clientes é destacada

Diferentes setores do comércio local aproveitaram o período da Black Friday para antecipar as vendas de fim de ano. Segmentos diferentes relatam demandas crescentes por ofertas no período e entidade de classe destaca importância do evento para o fluxo dos estoques.

Desde o ano passado, o diretor da Boca Mafra, Ambrosio Mafra Neto, percebe um aumento na procura por veículos devido à participação na Black Friday. Ele passou a adotar os descontos na data, seguindo uma tendência do setor.

A exploração de sites de busca colabora para o contato de todo o país, segundo ele. O movimento virtual, afirma, também teve reflexos na loja física. Com a ação da semana passada, as unidades tiveram o melhor desempenho do mês, de acordo com Neto.

Entre as peculiaridades do setor, ele indica o tempo estendido para o processo de escolha. Para adaptar melhor a campanha ao perfil variado dos clientes, a ação chega a durar 20 dias.

Os resultados dos dois primeiros anos de campanha são considerados positivos por Neto. De acordo com ele, com a adesão das pessoas com a data houve um aumento nas ofertas durante a Black Friday. Outro benefício indicado por ele é a possibilidade de estímulo às vendas em uma época pouco tradicional para o setor. “Quase todos os setores fizeram. Muitas pessoas esperam a promoção para ter um benefício. Em alguns setores é quase um Natal antecipado”.

Atrativo
Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Brusque, Marcelo Gevaerd, a campanha é positiva para clientes e comerciantes, desde que com atenção ao controle financeiro. Segundo ele, ainda não há estimativas de vendas geradas no período.

Para ele, a data serve de atrativo e gera expectativa do público. Ele destaca a atuação do Procon na garantia das ofertas e a importância da data para a venda dos itens de estoque.

Roberta Tell, gerente de Marketing da WJ, destaca a importância da data para o comércio, a ponto de receber a atenção especial durante os planejamentos anuais. Fora o Natal, é tida como uma das datas mais importantes de vendas. As lojas começaram com a campanha em 2013

Neste ano, a marca optou por fazer ações de desconto até o fim do mês. De acordo com ela, conhecer os clientes é parte importante para desenvolver as ações. “Acreditamos que a Black Friday possa ser um meio do consumidor adquirir os produtos que ele vem desejando durante o ano, com um valor promocional, consequentemente a compra programada dos presentes para este período vem crescendo ano após ano”.

Toda a loja
Os pedidos via redes sociais fizeram a Ótica Moderna ampliar em um dia a ação de vendas. As manifestações começaram já na terça-feira, quando anunciaram os 30% de descontos em todos os produtos da loja. Em muitos dos casos, os clientes tentavam reservar itens, prática não permitida na campanha.

Foi a primeira vez em quatro anos que participam da Black Friday que a promoção teve mais de um dia de duração. De acordo com a gerente de Marketing, Caroline Torresani Duarte, as buscas surpreenderam e a decisão foi para garantir o atendimento do maior número de pessoas.

De acordo com ela, o modelo adotado segue o clássico da campanha e, normalmente as vendas são focadas em um dia. Neste ano, o volume de pessoas levou a ótica a estender o horário de trabalho. “A ideia é fazer uma Black Friday real, que vale a pena para o cliente”.

A equipe ainda trabalha no fechamento dos dados do período. Segundo a auxiliar de Marketing, Eduarda Fuckner, as ações promocionais são já tradicionais e esperadas pelos clientes da ótica. Nos últimos anos, os óculos de sol são os mais procurados. Além dele, itens voltados para presentes, como os relógios, possuem boa aceitação.

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