Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Comissão da Câmara dos Deputados rejeita proposta que desobriga idosos a se submeterem ao teste do bafômetro

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Comissão da Câmara dos Deputados rejeita proposta que desobriga idosos a se submeterem ao teste do bafômetro

DESTAQUE: SEM COMPLACÊNCIA

Raul Sartori

Cao, um mês
O respeitado jornalista Elio Gaspari lembrou ontem, que faz um mês da morte do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancelier, observando que a Operação Ouvidos Moucos teve a participação de 100 agentes da Polícia Federal e o amparo da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União. Tudo isso para apurar irregularidades praticadas em cima de verbas que somavam R$ 80 milhões. Resume: “Ainda não se sabe de acusação formal contra quem quer que seja, envolvendo um único centavo. Nada. Sabe-se apenas que um cidadão preso e humilhado matou-se”.


Vapt-vupt
Sem confirmação oficial, circulou no final de semana a informação do jornal “Diário do Sul”, de Tubarão, de que Júlio Garcia deverá renunciar hoje ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, para retornar à vida política como candidato a deputado estadual ou federal em 2018. Ainda hoje o governador Raimundo Colombo indicaria seu substituto, que seria submetido à votação no Legislativo, até amanhã. Assim, de forma tão meteórica? O que há que não se sabe por trás disso?


Projeto ao vento
Escreveu-se aqui, sexta-feira, sobre o drama de milhares de trabalhadores que moram na parte continental da região metropolitana da Capital e que quando contratam serviços na Ilha de SC tem que madrugar e programar a volta para casa no meio da tarde, para não ficar horas nas filas de veículos nas pontes e Via Expressa. Entre dezenas de manifestações de solidariedade a estas pessoas está a do empresário Wirto Schaeffer que com muito custo conseguiu aprovar no Legislativo municipal, por unanimidade, projeto sancionado pelo então prefeito Edson Andrino (1986-1988), para instalação de um teleférico. Uma firma de engenharia o assumiu, fez pesquisas em Medelin e no Rio de Janeiro e um quase projeto ligando o Continente até a Lagoa da Conceição, passando pelo Centro e UFSC. A empresa levou o projeto aos governantes, propondo comodato por 35 anos, sem custos ao poder público. O que o Município e o Estado fizeram até agora foi enterrar a iniciativa.


Arrogância federal
Certamente sem nada de mais importante a fazer a não ser cobrar taxas disso e daquilo, a Superintendência do Patrimônio da União em SC vai multar a prefeitura de Florianópolis por ter construído quadras esportivas, só usando areia sobre areia e grama, na Avenida Beira Mar Norte, sem ter pedido prévia autorização. Indignado, o veterano jornalista Laudelino José Sardá sugeriu à população um movimento para expulsar a SPU da Ilha de SC, que não se conhece qualquer ação, em tempo algum, pelo fim da poluição nas praias ou contra construções irregulares.


Sem complacência
Agiu corretamente a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados ao rejeitar proposta que desobriga pessoas idosas (mais de 65 anos) de se submeterem ao teste do etilômetro, o popular bafômetro. A embriaguez é um ato voluntário e a condução de veículos automotores neste estado não merece nenhuma complacência da lei. E estamos conversados.


Quem ganhou
Voltou a tramitar projeto do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que torna obrigatória a divulgação dos dados dos ganhadores de algum prêmio em jogos de loteria. O objetivo é dar mais transparência aos concursos de loterias e acabar com as suspeitas de fraudes. Lembra do escândalo dos “anões”, em 1993, em que o ex-deputado federal João Alves, relator do Orçamento da União por vários anos consecutivos, comprava bilhetes premiados para lavar dinheiro público desviado.


Corrupção
Através de iniciativa da Associação Catarinense do Ministério Público e do Observatório Social de Chapecó, o procurador da República Roberson Henrique Pozzobon – membro da força-tarefa da Lava Jato – fará palestra pública e gratuita sobre o tema “O Brasil contra a corrupção” dia 10, às 15 horas no salão nobre do Hotel Lang Palace. Para participar é necessário inscrever-se pelo site www.chapeco.osbrasil.org.br e levar um quilo de alimento não perecível.


PM excluída
Na discussão, adiada da semana passada para esta, do projeto que trata da comercialização de bebidas alcoólicas em estádios e arenas esportivas de SC, os deputados estaduais estão cedendo ao lobby dos clubes de futebol e ignorando outro segmento diretamente interessado: a Polícia Militar. Se liberar e houver confusão, quem vai pagar o pato, no final das contas?


DETALHES
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou projeto de lei da Câmara dos Deputados que denomina Casemiro Vitório Colombo o elevado da BR-282, com acesso pela Avenida Rio Ponte Grande, em Lages. Falecido em 2012 aos 89 anos, um dos filhos do homenageado é o governador Raimundo Colombo.

O mercado de carnes em SC ganha uma novidade até março de 2018: a Aurora lançará sua linha de peixes, com cinco toneladas diárias, inicialmente, em parceria com dezenas de produtores da região oeste.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio