Comitiva alemã participa de inaugurações em Brusque e Guabiruba

Cerca de 30 pessoas chegaram ontem e seguem até domingo em Santa Catarina

Comitiva alemã participa de inaugurações em Brusque e Guabiruba

Cerca de 30 pessoas chegaram ontem e seguem até domingo em Santa Catarina

Brusque e Guabiruba dão mais um passo importante para a aproximação com a Alemanha nesta semana. Nesta segunda-feira, 13, um grupo de 29 pessoas de Baden-Württemberg chegou à região. A comitiva oficial participará de uma agenda voltada a questões políticas, acadêmicas, econômicas e culturais.

Na programação, estão dois eventos em destaque: a inauguração da estação inteligente na Unifebe e na praça Sesquicentenário, em Brusque, e do obelisco em homenagem aos imigrantes badenses, em Guabiruba.

A estação inteligente é um dos frutos da parceria com a Alemanha. Em Brusque, foram instalados três postes: nas praças Sesquicentenário e Barão de Schneeburg e no Centro Universitário de Brusque (Unifebe). As estações possuem iluminação, internet, sensores para monitoramento ambiental, temperatura e carregamento de veículos elétricos.

Elas atuam como roteador de wi-fi, monitoram a qualidade do ar, a quantidade de poeira, de carbono, temperatura, umidade do ar, emissão sonora, além de possuir um botão de socorro ligado ao sistema da polícia. Os dados serão gerados 24 horas por dia.

A inauguração da estrutura será na sexta-feira, 17, onde a comitiva será recepcionada pelo reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, às 10h, e também visitará as instalações da instituição.

As estações integram projeto realizado desde 2015 entre cidades do Brasil e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha – 50 Parcerias Municipais pelo Clima. O objetivo é o desenvolvimento sustentável das cidades.

O membro da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Pedro David Schmitt, afirma que Brusque é a primeira da América a implantar a tecnologia, que é referência em países da Europa. “Curitiba, no Paraná, já soube da novidade e já fez contato com Brusque porque tem interesse em implantar também”, revela.

Obelisco em Guabiruba
Para homenagear os imigrantes badenses, Guabiruba inaugurará na quarta-feira, 15, feriado da Proclamação da República, um obelisco. O marco ficará no local onde estava a estátua O Semeador, na praça Theodoro Debatin, na rua Brusque, no Centro.

Após a inauguração do marco, os presentes irão até o Salão Cristo Rei para a Badnertreffen – encontro das famílias de Baden. No local, será servido almoço e terá apresentações culturais, além de um café com cuca a partir das 14h.

Todos os interessados podem participar das atividades. Os ingressos estão à venda na Fundação Cultural, Hospital, Câmara de Vereadores e prefeitura por R$ 30. Os recursos serão destinados à Associação Hospitalar de Guabiruba.

O prefeito Matias Kohler destaca que a comitiva vem da mesma região dos antepassados que migraram da Alemanha em 1860. “Esse reencontro fomenta as áreas culturais, de tecnologia, acadêmica, buscando o viés no segmento econômico. Já o obelisco vai simbolizar o estreitamento desses laços com os nossos antepassados”, destaca.

Ele também explica que há alguns meses o prefeito Jonas Paegle solicitou que a estátua O Semeador, doada ao município de Guabiruba, voltasse para Brusque. “A necessidade da devolução da peça ocorreu em virtude do projeto das estátuas financiado pelo governo federal e que estava sendo cobrado na prestação de contas”, explica.

ACIC Jovem
Na quarta-feira, 15, além da inauguração do obelisco, Guabiruba fundará também a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC) Jovem.

Segundo Schmitt, participarão da associação os estudantes que já foram para a Alemanha com o intuito de continuar a interação entre os países. “Queremos fazer trabalhos em diversas áreas: política, cultura, economia e tecnologia. Só temos a ganhar ao manter esse contato com uma cultura superior”, diz.

Schmitt ressalta que o principal motivo da vinda da comitiva para a região é justamente estreitar os laços em relação aos intercâmbios da Alemanha para cá e vice-versa. “Eles têm grande interesse e se surpreendem ao verem que ainda há muitas pessoas com o mesmo dialeto deles. Eles têm muito interesse em nos ajudar”.

Programação
A comitiva alemã fará visitas em algumas cidades da região. Hoje estarão em Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo. Na noite de ontem o grupo visitou o centro administrativo da Havan.

Na quinta-feira, 16, a delegação irá até Florianópolis para reunião na Secretaria de Assuntos Internacionais, no Centro Administrativo do governo do estado. “Será um momento importante porque farão negociações da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG) com Mercedes-Benz em Santa Catarina”, revela Schmitt.

No sábado, 18, a comitiva visitará Pomerode e Blumenau. A programação encerra no domingo, 19, quando o grupo se despede da região e retorna à Alemanha.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio