Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Compositor brusquense Edino Krieger completa 90 anos com homenagens

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Compositor brusquense Edino Krieger completa 90 anos com homenagens

Raul Sartori

Edino Krieger
Brusquense e um dos personagens principais da construção da cultura da música de concerto brasileira, o compositor Edino Krieger está prestes a completar nove décadas de vida e paixão pelos instrumentos musicais. Em sua homenagem e comemoração, a Orquestra Sinfônica Nacional, da Universidade Federal Fluminense, realiza concertos especiais com músicas compostas por ele. A agenda começou ontem em Niterói e segue no próximo sábado, 17, dia de seu natalício, na Sala Cecília Meireles, no Rio, sob regência de Tobias Volkmann.

Bajulação
Em anos de eleição, crescem os festivais de bajulação, principalmente nos legislativos. É o caso da Câmara de Vereadores de São José, que de uma só vez, dia 20, faz sessão solene para entregar títulos de cidadão honorário para 16 pessoas. Como de praxe, há políticos na lista. Aliás, se estas “homenagens” fossem levadas à consulta popular, provavelmente teriam repulsa da maioria da população.

Fazendo a diferença
De 1998, quando foi criado, até hoje, o programa Reóleo, da Associação Comercial de Florianópolis em parceria com a prefeitura, coletou até agora o impressionante volume de 4.036.289 litros de óleo de cozinha usado, envolvendo 41.830 pessoas. A Capital, por isso, já esteve duas vezes no Guinness Book como cidade que mais coleta e recicla óleo no planeta. Uma novidade, agora, é que cada escola da rede municipal que instalar ponto de recebimento ganhará produtos de limpeza no mesmo volume, gratuitamente.

Proteção à mulher
O deputado Pedro Baldissera (PT), que é padre, é autor de um dos mais contundentes projetos, em tramitação na Assembleia Legislativa, voltados para a mulher. Sua proposição, feita há três anos, prevê o monitoramento eletrônico, via tornozeleira, do agressor por violência doméstica e familiar contra a mulher.

LGBT
Florianópolis tem, desde 2016, seu Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Mesmo com três mulheres transexuais mortas na cidade no ano passado, o governo do Estado não mostra disposição de tirar do arquivo, onde está desde 2015, projeto de criação do Conselho Estadual LGBT.

Luto
O mundo da dança, em SC, no Brasil e no exterior está de luto pela morte, sábado, de Galina Kravchenko, respeitada professora de dança e esposa do idealizador da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e em Joinville, Aleksander Bogatirev. É atribuída a ela boa parte do reconhecimento de Joinville no cenário artístico mundo afora, através da valorização da dança.

Feiras fajutas
Entidades ligadas ao Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) estão se mobilizando para que deputados estaduais derrubem o veto do governador Raimundo Colombo em projeto que proíbe a realização, em SC, das chamadas “feiras itinerantes”, eventos comerciais e temporários que comercializam produtos de origem duvidosa e sem emissão de nota fiscal.

Incentivo
O governador Eduardo Pinho Moreira deve enviar à Assembleia Legislativa nesta semana projeto de lei propondo a isenção da cobrança de ICMS da autogeração de energia elétrica, como a solar e eólica, cujo excedente produzido pelo próprio consumidor (são mais de 2.200 projetos em operação atualmente) seja compartilhado na rede pública de abastecimento. Hoje, com exceção de SC e Paraná, todos os demais Estados já dão a isenção.

Inversão de ônus
Em decisão rara, o juiz federal Gustavo Dias de Barcellos, da 4ª Vara Federal de Florianópolis, determinou aos órgãos da União (Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, Ibama, etc. sempre exemplos de extrema eficiência em burocracia), prazo máximo de 60 dias, a partir do protocolo do requerimento, para fazer o exame documental e demais atos necessários ao registro para licenciamento e emissão de carteira de pescador profissional em todo Estado de SC. Caso contrário, o documento deve ser imediatamente expedido até a realização do exame definitivo da documentação e situação pessoal do requerente. Isso se chama inversão do ônus material decorrente da demora excessiva que representa ofensa aos preceitos da eficiência, adequação e continuidade que orientam o serviço público. Há necessidade de muitas outras inversões de ônus esperando decisões desse tipo onde a burocracia impera, soberana e absoluta. Finalmente é posta na parede.

Janela partidária
O deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) foi um dos que mais se insurgiu em acalorada discussão na Câmara, esta semana, para que na chamada “janela partidária” – período de 30 dias em que deputados são livres para trocar de legenda sem o risco de punição, que começou quarta-feira, 7, e vai até 7 de abril – fosse apresentada emenda, quase um “jabuti”, para permitir que vereadores também mudem de partido. Qualificou a iniciativa como uma “desmoralização da política”. E é mesmo, como se a classe política já não fosse. O sensato prevaleceu, ou seja, que a janela para os vereadores seja aberta em 2020, na parte final de seus mandatos.

Culto
O falecido senador Luiz Henrique da Silveira ainda vai virar santo. O Parque Municipal de Tubarão ainda não passa de um projeto, mas um vereador local tomou a iniciativa para que ele receba o nome do político, que foi um dos mais ferrenhos adversários do prefeito da cidade, Joares Ponticelli (PP). Será que ninguém mais na cidade merece a homenagem?

Posse
Nesta segunda-feira, às 18 horas, no TJ-SC, os desembargadores Ricardo Roesler e Cid Goulart Júnior, assumem, respectivamente, a presidência e a vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral de SC. As eleições deste ano estarão em boas mãos no Estado.

Plataforma de vidro
O governo estadual está dando início ao processo de concessão de uma plataforma de vidro no mirante da Serra do Rio do Rastro, entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller. O equipamento terá 25 metros de extensão sobre o precipício. Será, sem dúvida, um atrativo a mais para o magnífico lugar. O Grand Canyon, nos Estados Unidos, passou a receber muito mais visitantes depois da construção de uma imponente obra do gênero, a 1.200 metros de altura, empreendida pelos índios hualapai, no Arizona.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio