Comunidade Luterana de Brusque celebra 150 anos de história

Canal X e Município Mais transmitem Culto Festivo ao vivo no domingo, às 9 horas

Comunidade Luterana de Brusque celebra 150 anos de história

Canal X e Município Mais transmitem Culto Festivo ao vivo no domingo, às 9 horas

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Brusque programou várias atividades para celebrar seus 150 anos. As comemorações iniciam com o Culto Festivo neste domingo, 14 de abril, às 9 horas, com transmissão ao vivo do Canal X e do Município Mais.

> Assista ao culto festivo AO VIVO neste domingo, a partir das 9 horas

O culto contará com a presença do P. Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Breno Carlos Willrich – filho da Comunidade, e de vários ex-pastores da Igreja, entre eles o P. Lindolfo Weingaertner – o mais velho ainda vivo, além de Werner Brunken, Anildo Wilbert, Renato Creutzberg, Winfried Westendorf – filho do P. Roberto Westendorf, Gustavo Germano Krieger – filho da Comunidade, e Srª. Mônica Danker – viúva do P. Davi Danker, além dos pastores que atuam em Brusque. O culto terá também a presença de parceiros ecumênicos, como alguns padres e um pastor representando os pastores pentecostais. Após o culto haverá bolo do aniversário dos 150 anos e café para todos os presentes.

No dia 17 de abril, data em que foram aprovados os estatutos “Primeira Ordem da Comunidade”, acontece o jantar festivo comemorativo, a partir das 19h30, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, com show da Banda Paradigmas do Louvor com músicas de tradição luterana, e também sorteio de brindes. O jantar, por adesão, tem o custo de R$ 35,00 por pessoa e terá como cardápio comida típica alemã. Serão vendidos apenas 300 convites, que podem ser adquiridos na secretaria da Paróquia e com alguns membros da comunidade.

Paralelamente ao aniversário da Comunidade, também se celebrarão os 80 anos da Festa de Maio, realizada desde 1933, todos os anos, ininterruptamente, no terceiro domingo do mês. As comemorações seguem até 19 de maio com o tradicional culto, seguido dos festejos. Deste domingo, 14, até a Festa de Maio, haverá cultos especiais todos os domingos, com pregação de um dos pastores que estiveram à frente da Comunidade/Paróquia.
Programação
14 de abril – Culto Festivo do Sesquicentenário da Comunidade Evangélica Luterana em Brusque, às 9 horas, com o Pastor Sinodal Breno Carlos Willrich
21 de abril – Culto às 9 horas, com o Pastor Emérito de Joinville, Manfredo Siegle. Culto às 19 horas, com o Pastor de Blumenau Renato Creutzberg
28 de abril – Culto às 9 horas com o Pastor de Blumenau Gilson Hoepfner
12 de maio – Culto às 9 horas, com o Pastor Emérito de Florianópolis Anildo Wilbert
18 de maio – Início dos festejos da Festa de Maio
19 de maio – Culto da tradicional Festa de Maio, às 9 horas, com o Pastor Emérito de Curitiba Werner Brunken. Após haverá os festejos no Pátio do Centro Evangélico

História
A Igreja, inaugurada em 6 de janeiro de 1895, foi construída em tempo recorde, apenas oito meses. E o templo lá está até hoje. É o edifício mais antigo ainda de pé do Centro de Brusque, sendo o quarto edifício mais antigo da cidade. O Cemitério é um dos mais antigos da cidade, nele estão o Cônsul Carlos Renaux, diretores de grandes empresas brusquenses, duas condessas e um cônsul honorário de Portugal. O Colégio foi fundado em 20 de abril de 1872 pelo Pastor Sandreczki, como Escola Evangélica Alemã. A primeira Maternidade Evangélica foi iniciativa das Damas de Caridade, grupo que existe em Brusque há 106 anos, com o apoio do empresário Cônsul Carlos Renaux.

Atualmente a Comunidade é composta por: Igreja da Comunidade, Colégio Cônsul Carlos Renaux, Centro Evangélico Luterano Pastor Sandreczki, Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque e Cemitério Luterano.

Datas históricas
1872 – Fundação da Deutsche Evangelische Schule (Escola Evangélica Alemã)
03/05/1894 – Lançamento da Pedra Fundamental da Igreja atual
06/01/1895 – Inauguração da Igreja atual
1907 – Fundação da “Sociedade Evangélica Caritativa”, atual OASE Damas de   Caridade
1928 – Lançamento da pedra fundamental do antigo Centro Evangélico
Maio de 1930 – Inauguração do antigo Centro Evangélico
1932 – Aprovação do regulamento do cemitério luterano do Centro
1933 – Mudança da data da Festa de Maio para o terceiro domingo de Maio
1938 – Inauguração da antiga maternidade evangélica
1952 – Início do Grupo de Jovens, após a 2ª Guerra Mundial
1963 –  Inauguração da nova Maternidade e Hospital Evangélico
26/09/197 – Inauguração do Atual Centro Evangélico Luterano
18/12/1988 – Inauguração da Capela Mortuária Ecumênica do Centro
28/08/1993 – Fundação da Legião Evangélica Luterana de Brusque (atividade voltada aos homens da comunidade)
2004 – A antiga paróquia foi dividida em três novas paróquias, sendo que a paróquia do Centro passou a ser denominada Paróquia Bom Pastor. A partir desse ano as três paróquias, o Colégio Cônsul Carlos Renaux e a Maternidade e Hospital Evangélico  formam a União Paroquial, a CELBRUS-UP (Comunidade Evangélica Luterana de Brusque – União Paroquial). Ano da aprovação do novo regulamento do Cemitério Luterano do Centro.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio