Comunidade relata lixo e abandono no chafariz da praça Gilberto Colzani, no Centro de Brusque
Local está localizado ao lado do Terminal Urbano de Brusque
Local está localizado ao lado do Terminal Urbano de Brusque
Ao passar pelos arredores da praça Gilberto Colzani, ao lado do terminal urbano, no Centro de Brusque, a comunidade nota a grande quantidade de lixo acumulado no conhecido chafariz e o estado de abandono do local.
Abandonado desde 2014, o espaço chegou a passar por uma tentativa de revitalização sem sucesso em 2019, foi reformado em 2022 e, recentemente, voltou a ser ponto de permanência para pessoas em situação de rua.
O comerciante Willame Barroso, que trabalha nas proximidades da praça, relatou que sempre houve trânsito de pessoas em situação de rua no local. No entanto, há cerca de quatro meses, após um intenso trabalho de abordagem social realizado pela Prefeitura de Brusque, esse fluxo diminuiu consideravelmente.
“Quando eu cheguei aqui há alguns anos, essa praça era tão linda, eu gostava bastante”, relatou Willame.
A praça, patrimônio público de Brusque, tornou-se responsabilidade integral da Secretaria de Obras há cerca de 15 dias. Antes disso, o espaço já havia passado por diversas outras secretarias do município.

Segundo o secretário Ivan Bruns, um trabalho de zeladoria deve começar no local a partir de segunda-feira, 3. “Nos tornamos responsáveis pela Praça da Cidadania e pela Praça Gilberto Colzani há cerca de 15 dias. Preferimos iniciar os trabalhos de cuidado na Praça da Cidadania por conta do maior fluxo de pessoas, mas agora que já estamos na fase final por lá, iremos dar início às ações na Gilberto Colzani”, informou.
Uma equipe deverá atuar no recolhimento do lixo espalhado, na escovação do chafariz e na limpeza geral da praça, com o objetivo de devolvê-la em melhores condições à comunidade.
Leia também:
1. Brusquense preso no Paraguai cumpria condenação por estuprar as próprias netas em Guabiruba antes de fugir
2. Governo federal oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH; entenda
3. Labirinto do parque municipal de Guabiruba será inaugurado neste sábado; estrutura é a maior do Sul do Brasil
4. GALERIA – Azambuja Mais inaugura nova unidade no Centro de Brusque
5. VÍDEO – Capotamento deixa seis pessoas gravemente feridas na BR-101, em Balneário Camboriú
Quais foram as primeiras empresas têxteis da história de Guabiruba?: