Concurso de redação e desenho do Conseg chega à sexta edição e amplia alcance

Todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Brusque receberão 20 mil cartilhas

Concurso de redação e desenho do Conseg chega à sexta edição e amplia alcance

Todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Brusque receberão 20 mil cartilhas

Cerca de 20 mil alunos do 1º ao 9º ano das 32 escolas municipais, estaduais e particulares de Brusque receberão a cartilha do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) em 2019, com o tema “respeito”, conforme anunciado em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 24, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque. As visitas às escolas para distribuição deverão ser realizadas entre junho e julho, com data a definir. Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Tiro de Guerra participam do conselho.

A sexta edição do material possui 20 páginas com histórias em quadrinhos desenhadas pelo cartunista Aldo, e conta com textos e atividades voltadas ao respeito a pais, professores e órgãos de segurança pública. As cartilhas serão distribuídas e, então, trabalhada em sala de aula pelos professores, com atividades relacionadas ao tema, que são definidas por cada escola.

A iniciativa culmina com o concurso de redações e desenhos sobre o tema. Os alunos do 1º ao 5º ano participarão com desenhos, já do 6º ao 9º ano precisam produzir um texto que pode ser desde dissertações e contos até poesias e músicas. A premiação do concurso está prevista para setembro, mas sem data definida.

“Temos recebido trabalhos fantásticos a cada ano, muito criativos. As escolas fazem uma triagem dos trabalhos e nos encaminham, para que possamos fazer a seleção. Há escolas que se decidam muito, trabalham muito o tema, tomam iniciativas. Chega a ser emocionante”, comenta o presidente do Conseg, Luiz Gustavo Boscariol.

“Levando em consideração que cada uma das 20 mil crianças que recebem a cartilha devem conviver com uma ou duas pessoas em casa, o projeto atinge, de forma direta e indireta, cerca de 60 mil pessoas, quase metade da população de Brusque”, comenta o delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri.

Há 50 tablets e 100 passeios de helicóptero garantidos na premiação, além de pelo menos 50 vales-livros no valor de R$ 30 cada e ingressos para o cinema. O Conseg busca apoio com parceiros para viabilizar a inclusão de bicicletas na premiação.

Na edição de 2018, os ganhadores foram premiados com 100 passeios de helicóptero, 50 tablets, 50 bicicletas, 100 vales-livros e 50 ingressos para o cinema. Ao todo, foram 350 prêmios na quinta edição do projeto do Conseg.

O concurso possui regulamento próprio e oferece premiações para estudantes de escolas privadas e públicas. Um protocolo de premiação é a contrapartida que as escolas precisam oferecer.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio