Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Confiança do empresário industrial brasileiro atinge maior nível em mais de quatro anos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Confiança do empresário industrial brasileiro atinge maior nível em mais de quatro anos

Raul Sartori

Confiança da indústria
Em alta pelo terceiro mês consecutivo, a confiança do empresário industrial brasileiro atingiu, em outubro, o maior nível em mais de quatro anos. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) somou 56 pontos no último mês, no maior nível desde março de 2013 (57,1 pontos). O indicador varia de 0 a 100 pontos. Mas otimista mesmo está o empresariado catarinense. O Icei de outubro foi 57,4 pontos, melhor resultado para o mês desde 2010 em SC.

Trabalho escravo
Secretário nacional do PDT, Manoel Dias, disparou ontem contra a polêmica portaria editada pelo Ministério do Trabalho sobre trabalho escravo: “Com Temer, vejo escravocratas empoderados e trabalhadores acorrentados”, acrescentando haver um propósito de se “institucionalizar a escravatura moderna no Brasil”. Maneca fala de cátedra: foi ministro do Trabalho.

Foi
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou pedido para demolir uma construção situada em um antigo manguezal em Palhoça. Depois de muitas discussões, o entendimento foi de que após anos vivendo em processo de urbanização, a área já não pode ser caracterizada como manguezal e que a derrubada da construção poderia acarretar em outros prejuízos ao local. Finalmente, sensatez!

Dano moral
Decisão incomum do TJ-SC: um casal que adotou duas crianças teve confirmada a destituição do poder familiar e a condenação ao pagamento de danos morais, no valor de R$ 50 mil, acrescido de pensão alimentícia fixada em 80% do salário mínimo – até que elas sejam novamente adotadas ou completem 24 anos. As primeiras denúncias de maus-tratos contra as meninas ocorreram em 2014. Hoje estão com 12 e 10 anos.

Homenagem
O Congresso Nacional, em sessão solene, dia 31, no plenário do Senado, realizará homenagem póstuma ao reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em razão dos serviços prestados à democracia e à educação brasileira.

Teatro
A Assembleia Legislativa deixa seu telhado de vidro para ser alvo de pedras quando, na contramão do momento econômico agudo que afeta a todos, concede a cada integrante da Mesa Diretora mais cargos comissionados. E para cada um os nomes estão há tempos mapeados. Políticos sem mandato, evidentemente.

Copa do Mundo?
Organizadores da campanha para sediar a Copa do Mundo de 2030 dizem que há a possibilidade de envolver SC, Paraná e Rio Grande do Sul no projeto junto com a Argentina, Paraguai e Uruguai. Combinemos desde há, em SC: que ninguém volte a candidatar Florianópolis como sede, sub-sede ou algo do gênero, o que levaria novamente à estressante ideia de se construir um novo estádio – candidato a elefante branco – para o evento.

Urnas 2018
Durante os últimos meses, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, jogou parado, só observando os outros jogadores na disputa pelo governo do Estado em 2018. Agora, tudo indica, começará a jogar, como um profissional, e no ataque (no bom sentido do futebol). A conferir.

Jogo limpo
É de iniciativa do Executivo o há muito esperado projeto que começou a tramitar no Legislativo que exige um tempo mínimo (dois anos) de residência em SC para atletas de outros Estados poderem ser inscritos para competições oficiais organizadas pela Fesporte. Como deve passar sem problemas, entrará em vigor em janeiro de 2018, não afetando, portanto, os Jogos Abertos de SC (Jasc) deste ano, em Lages.

Mostra suntuosa
O Museu de Arte de SC (Masc) apresenta a partir de hoje o que qualifica como “uma suntuosa mostra” do que será a celebração dos seus 70 anos de criação – a serem comemorados em 2018. Serão cinco projetos, totalizando mais de 300 trabalhos, entre exposições de alcance nacional e internacional, bem como do seu acervo. O destaque será a exposição “Sensos e Sentidos”, da coleção de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, que reúne 120 obras que correspondem à produção dos últimos cinco séculos de países como Portugal, Peru, França, Espanha, Itália e Brasil – incluindo notáveis catarinenses como Victor Meirelles.

DETALHES
Em sessão solene, às 19h do dia 31, o ex-secretário da Agricultura de SC, Odacir Zonta, que é gaúcho de Encantado, vai receber o título de cidadão catarinense.

Com mais de 20 anos de história na comunicação de SC, a PalavraCom, de Florianópolis, comemora três cases vencedores desenvolvidos para seus clientes ao Top de Marketing e Vendas ADVB-SC 2017. A entrega dos prêmios será no dia 22 de novembro, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis, e o feito se soma aos quase 50 prêmios já conquistados pela empresa.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio