Confira a programação da mostra de cinema alemão

As sessões são gratuitas. Em cartaz, nove filmes da década de 1920

Confira a programação da mostra de cinema alemão

As sessões são gratuitas. Em cartaz, nove filmes da década de 1920

De 23 de fevereiro a 1º de março, o Sesc realiza a mostra “Sombras que Assombram — O Expressionismo no Cinema Alemão” simultaneamente em 17 cidades catarinenses, com entrada gratuita. É uma boa oportunidade para conhecer melhor o movimento expressionista no cinema, que apresenta algumas das maiores obras da sétima arte. O movimento teve seu auge na década de 1920, em uma Alemanha arruinada pela Primeira Guerra Mundial, e que se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras, ao mesmo tempo em que expõe uma sociedade envolta em um cenário desolador e mecanicista.

Em Brusque a Mostra ocorre no Instituto Aldo Krieger, com sessões gratuitas nos seguintes horários:

– De 23 à 27 de fevereiro: 19h

– Nos dias 28 de fevreiro e 01 de março: duas sessões, às 18h e 20h.

Em cartaz, nove produções de diretores cultuados do cinema: Fritz Lang, Murnau, Paul Leni, Paul Wegener e Robert Wiene. Os clássicos têm como marcas características a utilização de uma coreografia (mise-en-scène) exagerada; interpretação caricata e teatral; cenários distorcidos; e uso de temas folclóricos, literários, sombrios e fantasiosos, que garantem o desenvolvimento do terror.

Segundo a curadoria da mostra, “misticismo, fantasmas, sobrevivência, sangue, morte e sombras são palavras que descrevem o sentimento expressionista. Intrinsecamente, o movimento marca o encontro da criatividade do artista com os seus impulsos emocionais e instintivos mais profundos”.  Os filmes exibidos espelham bastante a nebulosidade de seu tempo: os cenários, em especial das grandes obras, como “O gabinete do Dr. Caligari”, “O gabinete das figuras de cera”, “O golem” e “Nosferatu”, tendem à claustrofobia, têm pouca profundidade, são tortuosos, beiram o grotesco. A maquiagem dos atores foi concebida de maneira exagerada, sinistra, que lhes fazem parecer mortos-vivos. Seus corpos são pesados, com movimentos bruscos. Os figurinos também pesam, dificultam o movimento dos atores, dando-lhes uma aparência soturna.

Confira a programação:

“O Gabinete das Figuras de Cera” – 26/02/2015 – 19:00
“O homem que ri” – 27/02/2015 – 19:00
“Fausto” – 28/02/2015 – 18:00
“Nosferatu” – 28/02/2015 – 20:00
“A última gargalhada” – 01/03/2015 – 18:00
“Metropolis” – 01/03/2015 – 20:00

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio