As águas cristalinas em tons de azul esverdeado, peixinhos coloridos, recifes de corais, as praias de areia branca repletas de palmeiras e o povo alegre e acolhedor me fizeram apaixonar por esse lugar especial no nosso Brasil. Eu fui em setembro de 2020 a primeira vez e voltei encantada, falava do paraíso para todos e, foi aí que a família se empolgou e marcamos uma viagem todos juntos para eles irem conhecer também. Vou listar os passeios imperdíveis que tem que estar no roteiro!!

Há dois tipos de passeios, Praias do Norte e Praias do Sul. O das Praias do Norte dura cerca de 3 horas e você conhecerá as praias com a água mais cristalina e azul que você já viu, são elas: a famosa praia de Maragogi, Burgalhau, Antunes, Xaréu, Barra Grande e Ponta de Mangue.

O passeio Praias do Sul tem duração do dia inteiro, e as praias que que estão na rota são: Praia de São Bento, Praia do Salgado, Mirante Tabour, Japaratinga, Bitingui, Boqueirão, Mirante Aruana, Porto de Pedras, Túnel Verde, Praia do Patacho, Praia da Lage e São Miguel dos Milagres.

Ao longo dos passeios vão acontecendo paradas para poder curtir o local, como mergulhar nas praias, fazer refeições, tomar uma caipirinha ou água de coco, além disso as famosas fotos em coqueiros e balanços que os bugueiros já são profissionais nesse quesito e ainda auxiliam nas poses.

Minha dica aqui é contratar o serviço da Maragogi Tour, eles são ótimos, ainda mais agora que o bugueiro Clebson adquiriu um drone para fazer fotos e vídeos ainda mais incríveis! Perfil instagram: @maragogitour  Contato WhatsApp: 82 99341-5020

Há diversos locais que você pode fazer esse passeio, na grande maioria das praias do litoral alagoano é possível faze-lo, nas opções de catamarãs, barcos ou de lanchas. Eu optei para fazer de lancha e escolhemos a região mais famosa, Maragogi, na praia Ponta de Mangue. É ali que fica também o famoso banco de areia conhecido como ‘Caminho de Moisés’, em alusão à passagem bíblica em que Moisés dividiu o mar Vermelho, pois assim como na Bíblia, o extenso banco de areia divide o mar e permite aos visitantes realizar uma caminhada de aproximadamente 800 metros mar à dentro durante a maré baixa.

O passeio de lancha dura cerca de 02:00 horas e você irá conhecer a terceira maior barreira de corais do mundo. Primeira para as piscinas para as fotos com os peixinhos, depois parada em um banco de areia onde terá um bar flutuante para desfrutar e então retornar à praia. A navegação é em mar tranquilo sem ondas ou corrente, a navegação inteira é feita em mar fechado. Incluso equipamento básico de mergulho em superfície (snorkel e máscara)

Minha dica é contratar o passeio com a Maragogi Fotos Sub, o Rodolfo conseguiu fazer milagres nas fotos de semana passada que o mar não estava tão limpo por causa das chuvas de 3 dias antes. Eles também oferecem o passeio de lancha para conhecer as Praias do Norte, eu tinha marcado para fazer dessa vez – pois ano passado fiz de buggy e esse ano ia fazer diferente – porém por causa das chuvas não foi possível.

Perfil instagram: @maragogifsub  Contato WhatsApp: 82 98188-3425

Esse não estava no roteiro, no entanto por causa da chuva acabei adaptando. Procurei a noite por uma agência e consegui para o outro dia um passeio pela cidade, valeu super da pena. Conhecemos alguns pontos turísticos: Orla da cidade e suas praias, Mirante com Letreiro Maceió, Pavilhão do Artesanato,

E almoçamos no famoso Imperador dos Camarões. Pedimos o carro chefe da casa, Camarão Chicletes, estava divino, e claro para acompanhar caipira de caju. Perfil instagram do restaurante: @imperadorpraia 

Na volta pra Maragogi paramos na famosa Casa Nordeste, para provar o doce famoso chamado Kenga! Uma delicia, vale a pena. Ali na loja você encontrará diversos produtos típicos nordestinos.

Quem salvou o passeio literalmente da noite para o dia foi a Luck Receptivo, recomendo.  Perfil instagram: @luckreceptivo Contato WhatsApp: 82 99127-9527

Há todos os tipos de hospedagem, casas de aluguel, pousadas simples, pousadas de luxo, hotéis all inclusive. E a região vai depender também do que você espera da viagem, eu me hospedei em Japaratinga e em Maragogi, ambos mais próximos das praias mais famosas para os passeios e com mais estrutura nas cidades para restaurantes, bares, porém na próxima vez – sim quero ir novamente hehe – quero me hospedar mais ao sul, achei muito charmosa aquela região.

Jarapatinga Resort e Salinas Maragogi, foram os hotéis all inclusive que me hospedei. Os dois são da mesma rede e tem os mesmos serviços e instalações de qualidade, o ponto forte, a alimentação. Com certeza você irá retorna com alguns quilos a mais e bem feliz e satisfeito com isso. Dos hotéis que pesquisei esses eram o que tem a comida e bebida mais premium da região e uma grande variedade também.

A Assistente Virtual é ótima, e funcionou super bem via WhatsApp, ali ela te oferecia todas as informações do resort como cardápio, brincadeiras na piscina, recreação, bem como reservar horário na academia e spa.

Utilizei o serviço de SPA dos dois – que também é da mesma rede – eles oferecem a todos os hospedes 10 minutos de massagem nos pés de cortesia.

Eu acabei gostando mais do hotel Salinas Maragogi por ele ter uma área verde maior dentro do complexo, fora isso os dois são maravilhosos.

Perfil instagram: @japaratingaresort @salinasmaragogi 

Eu acabo não dando esse tipo de dicas pois não tenho filhos, porém nessa última viagem como fomos em família a minha sobrinha de 1 aninho foi junto, e ela aproveitou demais! Primeiro falar do hotel, meu irmão e cunhada elogiaram o quarto que estava equipado com um berço grande e banheira para a Maya, e também na parte da comida tinha de tudo para oferecer a ela. Claro que por ser pequena acabou não utilizando o servido de recreação do hotel, mas, amou brincar na piscina infantil, e tomar alguns caldos. Além do hotel ela foi supertranquila nos passeios de lancha e buggy, adaptamos algumas paradas mais longas para deixar o passeio mais confortável.

– Frutos do mar é o carro chefe dos pratos da região.

– Água de coco para refrescar e hidratar.

– Caipirinha de caju com uma das cachaças da região.

– Café da manhã tem que ter cuscus ou/e tapioca.

– Macaxeira (aipim) com carne seca

  • Doce Kenga!

– Se não tiver câmera à prova d’água ou capa para celular, vale a pena comprar uma câmera descartável com essa função, já que as fotos aquáticas são um show à parte.

– Protetor solar, camisa com proteção UV e boné/chapéu, são itens obrigatórios!!

– Nos passeios leve um muda de roupa extra, caso queira trocar depois de entrar no mar.

– Meninas, nem adianta arrumar os cabelos, em cima do buggy e no mar já era, leva na bolsa escova e um bom creme. Para dar um charme extra quem sabe use um lenço, ou faça aquele coque despojado mesmo.

– Vá sempre na Lua Cheia ou Nova, que é quando a maré está favorável para os passeios das piscinas.