Conheça o Amamenta Brusque, serviço para doação de leite humano

Em 2019, foram mais de 1,7 mil atendimentos realizados e 160 litros de leite arrecadados; saiba como ajudar

Conheça o Amamenta Brusque, serviço para doação de leite humano

Em 2019, foram mais de 1,7 mil atendimentos realizados e 160 litros de leite arrecadados; saiba como ajudar

Nesta terça-feira, 19, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A Lei número 13.227, de 28 de dezembro de 2015, institui a data que representa um momento de intensa mobilização para divulgação das ações dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coletas, como também para incentivo ao aleitamento materno, especialmente à doação de leite humano.

Todos os anos, o Serviço Amamenta Brusque comemora essa data com uma homenagem as doadoras, mas em função da pandemia, em 2020 as ações ficaram mais restritas.

Conforme explica a enfermeira Sheila Neves, somente em 2019 foram realizados 1729 atendimentos, com 160 litros de leite arrecadados. Para dúvidas e interesse em apoiar o serviço, ligue para (47) 3255-6800.

Histórias que mudam vidas

Moradora do bairro Bateas, há 6 anos Elizandra Danieli Schmidt precisou do serviço. Com filho prematuro, de 27 semanas, viu a importância da iniciativa após o pequeno Luís Miguel ficar 78 dias na UTI. Hoje, com mais duas crianças, é uma das entusiastas para o incentivo à doação de leite materno.

“Atualmente meu filho tem 6 anos e foi muito importante para ele. Hoje consigo ajudar várias crianças que também precisam. Isso é de extrema importância e gratificante pra gente”, ressalta.

Após o nascimento do terceiro filho, Elizandra iniciou a doação no passado e, desde então, foram 6 meses participando e 22,5 litros de leite materno doados. “Na UTI, a gente vê a importância do leite materno para as crianças. Quando eu soube do Amamenta entrei em contato com as meninas e a gente já fez a coleta. Acredito que seja muito importante para várias pessoas como foi para mim também”, destaca.

Como sentiu na pele a importância da doação do leite materno, além de doar, Elizandra ainda incentivas outras mamães para que façam o mesmo.

“Acredito que muita gente ainda não tem informação de que isso ajuda muita gente. É prático, eles vêm até a casa da doadora e disponibilizam tudo. Quem puder e tem leite sobrando é muito importante. As crianças se desenvolvem muito melhor com leite materno, então, quem tem muito leite, o Amamenta é muito importante, e ajuda bastante as mamães e bebês que necessitam”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo