Conselheiros escolares de Brusque são empossados

Todas as unidades escolares do município agora contam com conselhos

Conselheiros escolares de Brusque são empossados

Todas as unidades escolares do município agora contam com conselhos

A Secretaria de Educação de Brusque realizou nesta terça-feira, 22, a solenidade de posse dos conselheiros escolares do município. O evento ocorreu no auditório do Centro Evangélico Pastor Sandreczki. Após a eleição realizada no início de novembro, as 52 unidades de ensino da rede municipal contam com os conselhos formados, sendo 29 Centros de Educação Infantil (CEI) e 23 escolas de ensino fundamental.

De acordo com a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, os conselhos são formados por membros da comunidade escolar, como pais, professores, servidores e representantes da coordenação pedagógica. O número mínimo de integrantes é de seis pessoas e varia em função da capacidade de atendimento do educandário, podendo ter em sua composição até 21 conselheiros.

O mandato dos conselheiros vale por dois anos e, segundo a secretária, eles têm a função de fazer cumprir o projeto pedagógico das escolas. “O conselho é fiscalizador, deliberativo e consultivo. Os conselheiros vão trabalhar junto com a direção das escolas para fazer cumprir o que foi planejado ou reavaliar, se for preciso”.

Os conselheiros também terão a atribuição de fazer o Plano Municipal da Educação acontecer. “O plano coloca prazos para o cumprimento das metas e o conselho deverá fazer esse monitoramento e garantir que seja cumprido”.

A solenidade reuniu os conselheiros eleitos que foram empossados oficialmente. Gleusa diz que o ato solene é um reconhecimento pelo trabalho que será realizado por eles. “É um momento ímpar esse de reunir um número expressivo de conselheiros. O ato solene é uma valorização, é importante que eles estejam todos juntos, apesar de atuarem em realidades diferentes, seus objetivos são os mesmos: uma educação de qualidade”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio