Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Consultoria considera “provável” anulação pelo STF da sentença de Lula no caso triplex

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Consultoria considera “provável” anulação pelo STF da sentença de Lula no caso triplex

Raul Sartori

Futuro de Lula
A consultoria FSA Inteligência fez uma análise mostrando que é de 20% a chance de o Supremo Tribunal Federal devolver os direitos políticos de Lula até 2022, apesar de mais de 3 mil provas e indícios de crimes cometidos pelo ex-presidente. E considera “provável” a anulação da sentença do caso do tríplex, por “suspeição” do então juiz Sergio Moro.

Compra de vacina
Pelo menos 825 prefeituras já manifestaram interesse em participar do consórcio público para aquisição direta de vacinas contra a covid-19. A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos. O prazo para a adesão inicial termina hoje. De SC já aderiram Florianópolis, Porto União, Palma Sola, Ouro Verde, Palhoça, Tubarão, Criciúma, Irineópolis, Papanduva, Lages, Balneário Camboriu, Treze Tilias, Vargem Bonita, Joaçaba e Água Doe.

Impaciência
A revolta de alguns deputados estaduais em relação ao governo federal na tumultuada e incompetente condução da pandemia é tão escancarada que o governista Maurício Eskudlark (PL) sugeriu que o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, “seja recebido a ovo” na visita a Chapecó e Xanxerê. Pensando bem….

Divida perdoada
Providencialmente, apesar da explicita inconstitucionalidade, foi pedido vista a um assombroso projeto de lei na Assembleia Legislativa que simplesmente proíbe a cobrança, pelas concessionárias de serviços públicos em SC (Celesc, Casan, Samaes, etc.), de débitos pendentes ou quaisquer outros encargos relacionados a contratos anteriores.

Amparo judicial
O desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, do Tribunal de Justiça de SC, em plantão na noite de terça-feira, negou pretensão de um homem de Joinville que buscava amparo judicial para obrigar o estado a providenciar sua internação em UTI de unidade pública de saúde, com suporte de oxigênio, após ser diagnosticado portador da covid-19. Em 2º grau foi o primeiro caso desta natureza enfrentado pelo TJ-SC. O magistrado anotou que a interferência judicial neste momento de notória ausência de leitos poderia atingir outras pessoas que estejam na mesma situação ou pior que o agravante. Correto.

Alívio
Nesse colapso todo, um alivio para os prefeitos. A partir de consulta da prefeitura de Florianópolis, o Tribunal de Contas do Estado deliberou que municípios poderão contratar leitos de UTI da rede privada, para tratamento da covid-19, pagando, com recursos próprios ou de outras fontes para as quais haja expressa autorização, pelo serviço disponibilizado, independentemente de sua efetiva utilização.

Só carimba
Na eleição que escolheu os membros da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Assembleia Legislativa, tendo como presidente o deputado Volnei Weber (MDB), um dos membros, Marcius Machado (PL), chamou a atenção ao fazer um apelo para que, por ali, os projetos não passem de afogadilho, especialmente os vindos dos Tribunais de Contas e Justiça e do Ministério Público. Sempre passam com velocidade máxima e da mesma forma como despachados na origem, sem mudar uma vírgula muitas vezes. “Temos que mostrar que essa comissão não é apenas despachante que carimba”, afirmou. Na verdade, sempre foi.

O comprador
Luciano Hang vai falar com seu guru mais uma vez. Ele e o empresário Carlos Wizard irão pedir a Bolsonaro apoio para que a iniciativa privada possa comprar vacinas contra a covid-19 e as empresas assumir os custos de vacinação de seus empregados, gratuitamente, enquanto o governo se centraliza na imunização de grupos prioritários.

Jornalismo desonesto
O jornalismo abertamente desonesto de boa parte da grande mídia nacional é isso: trombeteou a queda de 4,1% do PIB do Brasil em 2020, mas faltou dizer que o FMI previa 9% e que esses mesmos 4,1% representam o terceiro melhor desempenho entre as 10 maiores economias do mundo antes da pandemia. Atrás de nós vem o Japão (-4,8%), Canadá (-5,1%), Alemanha (-5,3%), Índia (-7,7%), França (-8,3%), Itália (-8,8%) e o Reino Unido (-9,9%).

Prazos
É curioso ler, ouvir e ver políticos, ministros de tribunais, procuradores de todos os quilates e outros da finória linhagem, dando prazos de dias e até horas para que autoridades do Executivo respondam seus questionamentos sobre providencias em relação à covid-19. Que bom seria se não fosse a eternidade o prazo de espera para que muitos dos mesmos acima citados decidam no devido tempo o que é de sua responsabilidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo