Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Contas do governo estadual de 2011 foram aprovadas só neste mês

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Contas do governo estadual de 2011 foram aprovadas só neste mês

Resistência

Raul Sartori

Mofo
Difícil acreditar, mas é verdade. Na sessão de terça-feira da Assembleia Legislativa os deputados estaduais aprovaram as contas do governo estadual referentes a 2011, primeiro ano do primeiro mandato do governador Raimundo Colombo (PSD). Receberam votos contrários de Dirceu Dresh (PT) e Fernando Coruja (PMDB). Porque demorou tanto, ninguém sabe.

Resistência
Quem viu um grupo da Federação das Indústrias de SC reunido, anteontem, com Moreira Franco, no Palácio do Planalto, a quem manifestaram preocupação com a situação de diversas rodovias catarinenses, como as BRs 282, 470, 280 e 101, ficou se perguntando: até quando o ministro e secretário-geral da Presidência, e tantos outros no entorno de Michel Temer, vão se segurar nos cargos?

Nada a dizer
O deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) foi um dos que mais insistiu para que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, que investiga a JBS, da qual é membro, ouvisse, terça-feira, o ex-diretor de relações institucionais do grupo J&F Ricardo Saud. “Ele tem muito a dizer”, antecipou. Errou. Saud não disse nada.

Disfarce
Nas palestras sobre o tema “Escola sem partido” que fez em Criciúma, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul nos últimos dias, o advogado, procurador de justiça de São Paulo e líder do movimento Escola Sem Partido, Miguel Nagib, deixou alguns pais sobressaltados ao alertá-los que provavelmente não sabem quando seus filhos, nas escolas, estão sendo doutrinados por alguns militantes disfarçados de professores. É verdade.

Demagogos
É de se admirar que nenhum congressista ainda propôs projeto de lei para que se proíba veículos sem motorista no país. Se dependesse deles, ainda estaríamos usando carros de boi e bondes. Mas não estamos longe disso. O exemplo da hora é a discussão quanto a proibição ou não de aplicativos do Uber e congêneres e do Airbnb, de aluguel de imóveis por temporada. E se forem proibidos os aplicativos de bancos, o que seria?

Diversidade
A UFSC acaba de publicar o interessante Glossário da Diversidade. O primeiro verbete explica o que significam as palavras agênero ou Genderqueer ou não-binária: é a pessoa que não se identifica nem como pertencente ao gênero masculino nem ao feminino.

Raízes
Gustavo Kuerten recebeu terça-feira o título de cidadão honorário de Braço do Norte, onde nasceu e morou seu pai, Aldo, até oito anos de idade. O mais curioso é que o tricampeão de Roland Garros nunca havia visitado a cidade, onde ainda moram vários parentes. É de lá sua prima mais famosa, a modelo e apresentadora Renata Kuerten. Ambos nunca tiveram laços estreitos.

Estarrecedor
De estarrecer o que disse o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em audiência na Comissão de Legislação da Câmara dos Deputados, anteontem: 4,4 milhões de famílias que ganhavam mais do que declaravam foram retiradas do Bolsa Família. No auxílio-doença, havia 1,8 milhão de pessoas recebendo o benefício irregularmente, algumas há 10 anos. Socorro!

Contundência
Na sessão solene de homenagem póstuma ao reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, no Congresso Nacional, anteontem, foi lida uma carta-denúncia assinada por mais de 200 juristas, entre acadêmicos, juízes e membros do Ministério Público, na qual observam que os fatos envolvendo a morte do professor representam uma ofensa aos pilares do estado democrático de direito do Brasil. “Foi o desfecho trágico, mas anunciado, diante da forma como os aparelhos de repressão penal vêm funcionando no Brasil”, diz trecho da nota.

Nossa gente
O Globo de ontem destacou duas estrelas de SC. A primeira foi a atriz Carolina Kasting, que após 18 anos de vida em comum com o jornalista Mauricio Grecco, formalizou a união, com aliança e tudo. E com festa, porque Carolina, que nunca se deslumbrou, acaba de ganhar prêmios de melhor atriz no Pink City International Shorts Film Festival (Índia) e no IV Festival Brasil de Cinema Internacional. Outro nome foi Mariana Bridi, filha da jornalista Sônia Bridi, casada com o ator Rafael Cardoso, protagonista da novela das nove. O casal, que já tem Aurora, de três anos, espera novo rebento.

DETALHES
Passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição que coloca entre os direitos fundamentais elencados na Carta Magna o “acesso universal à internet”.

O Conselho Universitário da Universidade do Estado (Udesc) aprovou a concessão do título de doutor honoris causa para o biólogo Ernesto Tremel.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio