Contrates do verão: calor pode ser ainda maior em alguns ambientes de trabalho

Nos supermercados, os funcionários se dividem entre o frio do açougue e a altas temperaturas da padaria

Contrates do verão: calor pode ser ainda maior em alguns ambientes de trabalho

Nos supermercados, os funcionários se dividem entre o frio do açougue e a altas temperaturas da padaria

Duas temperaturas diferentes em um mesmo ambiente de trabalho. Nos supermercados, funcionários do açougue e da padaria enfrentam situações bem diferentes com a forte onda de calor em Santa Catarina.

No açougue, os trabalhadores passam o dia todo em temperaturas quase congelantes. Nada mau para amenizar o calor dos últimos dias. “No verão, somos os beneficiados do mercado”, diz o encarregado de açougue de supermercado, Jonatas Rafael Borgonha.

No seu setor, trabalham sete pessoas que passam o dia todo sem sentir calor. “Na câmara das carnes a temperatura máxima é 5ºC, já no espaço onde cortamos a carne é cerca de 20ºC, sempre com o climatizador ligado”, destaca.

Leia também

Quando precisam ir até o depósito, Jonatas explica que primeiro dão uma volta pelo mercado para não ter um choque de temperatura. “Como o depósito é bastante quente, não é bom sairmos direto pra lá, então saímos dar uma volta na loja pra não ter choque térmico”.

Já na padaria, a sensação de calor é ainda maior do que a sentida na rua. “Não pode ter ar-condicionado aqui porque senão resseca o pão, então temos que ficar na temperatura ambiente”, diz a atendente de padaria, Elaine Melo do Prado.

Em seu ambiente de trabalho, Eliane fica com os dois fornos ligados durante todo o dia. Quando o pão está assando, o forno chega a 150ºC. “Para assar os pães são 20 minutos, mas o forno fica ligado direto até a hora de fechar o mercado”.

De acordo com ela, com tanto calor na rua, a diferença nem é tão mais sentida. “Já estou até acostumada. Nem sentimos mais tanto calor aqui. Pelo menos, quando vamos embora, a diferença não é tão grande”, afirma a atendente.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio