Copa do Brasil começa com 86 clubes em busca do título

Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville representam Santa Catarina na competição. O primeiro a entrar em campo é o Tigre, que às 20h30 pega o Noroeste em São Paulo

Copa do Brasil começa com 86 clubes em busca do título

Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville representam Santa Catarina na competição. O primeiro a entrar em campo é o Tigre, que às 20h30 pega o Noroeste em São Paulo

A segunda maior competição do calendário nacional começa de Norte a Sul do país. A partir desta quarta-feira, 3 de abril, 86 clubes iniciam a Copa do Brasil – que este ano teve o formato reformulado e pela primeira vez terá também a participação dos times que jogam a Copa Libertadores. Além de contar com clubes tradicionais do futebol nacional, 13 equipes estreiam na edição de 2013.

O futebol catarinense será representado por quatro times. O Criciúma será o primeiro a entrar em campo. Às 20h30, o Tigre pega o Noroeste, no estádio Alfredo Castilho, em Bauru. Avaí, Joinville e Figueirense duelam somente no dia 10 de abril. O Leão vai a Volta Redonda encarar o time local, no Raulino de Oliveira. A partida começa às 20h30. No mesmo horário, o Furacão do Estreito joga fora contra a Desportiva (ES), e o Joinville enfrenta o Aracruz, também do estado Capixaba.

História
A primeira Copa do Brasil foi realizada em 1989, e teve o Grêmio como campeão. O tricolor repetiu a façanha em 1994, 1997 e 2001, quando conquistou seu último título nacional. O time de Porto Alegre é o maior vencedor do torneio junto com o Cruzeiro. A raposa ganhou a competição em 1993, 1996, 2000 e 2003. O atual campeão é o Palmeiras, que em 2012 levou a melhor sobre o Coritiba e conquistou pela segunda vez o torneio. A primeira havia sido em 1998.

Formato
A edição de 2013 da Copa do Brasil terá sete duelos eliminatórios. Nos dois primeiros, os clubes que vencerem fora de casa por mais de dois gols de diferença evitam o confronto de volta. O torneio será realizado até 27 de novembro, e será interrompido no mês de junho em virtude da realização da Copa das Confederações. 

Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras entram na disputa somente nas oitavas de final. O Vasco herdou a vaga do São Paulo, que participará da Sul-Americana no segundo semestre. O time da Colina foi o melhor classificado no Brasileirão 2012 entre os que não se classificaram para Libertadores.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio