Copa Sul de Downhill agita Botuverá

Competição deve envolver cerca de 100 pilotos em 13 categorias

Copa Sul de Downhill agita Botuverá

Competição deve envolver cerca de 100 pilotos em 13 categorias

O município de Botuverá recebe neste fim de semana a 2ª Copa Sul de downhill. A competição será realizada neste sábado e domingo, 8 e 9 de novembro, na pista localizada às margens da rodovia Pedro Merísio, no bairro Pedras Grandes. São 13 categorias em disputa, com atletas de elite ao ‘Downhill (DH) Futuro’, de 5 a 7 anos. A expectativa de Adilson Zabel, o Macaco, um dos organizadores do evento, é de que cerca de 100 pilotos participem da competição. Os que terminarem entre o 1º e 10º lugar receberão troféus. No local haverá serviço de bar e cozinha, área de camping e estacionamento.
A pista
O início da pista onde fica a largada dos pilotos se localiza no ponto mais alto da montanha. Segundo Macaco, a pista possui 1.7 mil metros de extensão com vários obstáculos tais como rampas (pulos), pedras, raízes, valas, paredões e três pontes. “Uma delas bem na chegada que serve de atração ao público que vibra com os voos que ali acontecem”, destaca.

A chegada fica na parte mais baixa da montanha, onde é feita a cronometragem dos pilotos. “É um esporte bem individual, no qual larga um piloto a cada minuto, sendo assim, a pista é liberada somente pra ele”, comenta Macaco.

De acordo com o organizador, Santa Catarina é um dos melhores cenários do downhill brasileiro. “Nossa região é muito forte em relação a bicicleta. Brusque e o Vale do Itajaí, como um todo. Temos vários pilotos com qualidade, só falta atenção e apoio a esses atletas”, diz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio