Coronavírus: confira quais escolas e universidades suspendem aulas em Brusque e região

Nesta segunda-feira, diversas instituições de ensino de Brusque e região definiram se manterão, suspenderão ou se cancelarão atividades

Coronavírus: confira quais escolas e universidades suspendem aulas em Brusque e região

Nesta segunda-feira, diversas instituições de ensino de Brusque e região definiram se manterão, suspenderão ou se cancelarão atividades

Nesta segunda-feira, 16, diversas instituições de ensino de Brusque e região definiram se manterão, suspenderão ou se cancelarão atividades. Durante a semana, esta página continuará sendo atualizada.

Confira abaixo o que foi decidido pelas instituições, além das redes estaduais e municipais de ensino.

Rede municipal

As aulas estão suspensas na rede municipal de ensino. Inicialmente, a prefeitura não iria cancelar as aulas, mas voltou atrás após determinação do governo do estado. 

“A Prefeitura de Brusque informa que vai seguir a determinação do governo do estado de Santa Catarina, que por decreto suspendeu as aulas em todas escolas públicas a partir do dia 19 de março”, diz a prefeitura, em nota.

As aulas nos centros de educação infantil também foram suspensas na tarde desta terça-feira, 17. A princípio, a suspensão é de 30 dias, que podem ser prorrogados. A medida vale a partir desta quinta-feira, 19, mas os estudantes terão as faltas abonadas em caso de não comparecimento na quarta-feira, 18.

Rede estadual

Alunos da rede estadual que não forem a partir desta terça-feira, 17, terão as faltas abonadas. Pais que tiverem condições e preferirem que seus filhos fiquem em casa poderão optar por isso sem prejuízo em relação aos conteúdos didático-pedagógicos, já que serão feitas atividades de revisão. A partir de quinta, 19, as aulas estarão suspensas. Os primeiros 15 dias de suspensão correspondem à antecipação do recesso escolar do mês de julho.

Colégio Cônsul Carlos Renaux

Todas as atividades escolares do Colégio Cônsul Carlos Renaux serão suspensas a partir desta quinta-feira, 19. O período da decisão é para 30 dias, com possibilidade de prorrogação.  Ainda, os alunos que, por opção da família, não comparecerem às aulas desta terça, 17, e quarta-feira, 18, terão as faltas justificadas. A recuperação dos dias letivos e a data de retorno das aulas dependerá das orientações dos órgãos competentes.

Colégio Cultura

O Colégio Cultura comunicou na manhã desta terça-feira, 17, que por conta do coronavírus a escola estará fechada por 30 dias a partir desta quinta-feira, 19. Nesta terça e nesta quarta-feira, 18, o colégio também estará fechado, como ponto facultativo, atendendo em regime de plantão. Nestes dias, as faltas serão abonadas e as provas canceladas.

Sesi e Senai

As aulas dos cursos presenciais das unidades escolares da Rede Sesi e Senai em todo o Estado estão suspensas a partir desta terça-feira, 17. Informação foi divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). A medida preventiva justifica-se como forma de evitar a disseminação do Coronavírus.

As coordenadorias de educação regionais das entidades e as faculdades farão contato com os estudantes e suas famílias para orientações adicionais. Para os alunos dos cursos à distância, as atividades estão mantidas normalmente.

De acordo com comunicado oficial, a rede Sesi e Senai dispõe de tecnologias educacionais que permitem aos estudantes, inclusive os dos cursos presenciais, prosseguir com os estudos em casa.

Instituto Federal Catarinense (IFC)

O Instituto Federal Catarinense (IFC) suspendeu as aulas presenciais de todos os cursos por tempo indeterminado. A medida é uma forma de prevenção ao coronavírus.

Além da suspensão das aulas, a instituição determinou que as atividades administrativas sejam feitas de forma remota, a partir desta quarta-feira, 18, conforme definição da gestão de cada unidade.

Em caso de impossibilidade de execução remota das atividades, poderá ser criado sistema de revezamento do trabalho presencial, evitando aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

Colégio e Faculdade São Luiz

As aulas do Colégio e Faculdade São Luiz  estão mantidas. Comunicado foi divulgado nesta segunda-feira, 16, e qualquer alteração serão divulgadas via aplicativo, Portal do Aluno e site da instituição. 

Também foram suspensas todas as atividades não regulares: passeios, reuniões diversas (com pais ou alunos), inicialmente os eventos de março a maio (Família na Escola e Dia das Mães) e demais situações que envolvam grandes aglomerações de pessoas, a partir desta segunda. 

Para a Educação Básica, do Colégio, as avaliações estão canceladas, sem prejuízo aos alunos. Novo calendário de avaliação e organização dos conteúdos será divulgado caso necessidade.

Unifebe e Colégio Brusque

Estão suspensas por prazo indeterminado as aulas presenciais do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira, 16, e tem início imediato. As aulas presenciais do Colégio Unifebe também estão suspensas.

As solenidades de outorga de grau desta sexta-feira, 20, e da próxima sexta, 27, foram suspensas e novas datas ainda serão divulgadas. Os encontros do curso Vida Ativa, de extensão para senhora, foram cancelados.

Uniasselvi

As atividades acadêmicas presenciais de cursos de graduação e pós-graduação da Uniasselvi estão suspensas a partir desta terça-feira, 17. Decisão segue até dia 31 e inclui os encontros das modalidades EAD.

Segundo comunicado oficial, a decisão foi tomada pelo Comitê de Prevenção e Ações, e visa proteger a saúde de toda a comunidade acadêmica, além de contribuir com a diminuição dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Após esse período, e de forma temporária, os encontros presenciais semanais dos cursos passam a ser em novo formato, com encontros virtuais de frequência não obrigatória, realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Saiba mais.

Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

A Univali informou, por meio de nota oficial, que a presença dos alunos de graduação e pós-graduação nas aulas destas segunda e terça-feira, 16 e 17, é facultativa. 

Segundo a nota, a Univali dá autonomia para os estudantes que não se sentirem confortáveis em frequentar as aulas, sem necessidade de justificativa de ausência.

A partir de quarta-feira, 18, todas as aulas serão migradas para ambientes virtuais, ou seja, à distância, inclusive para as turmas do Colégio de Aplicação, sem prejuízo para o calendário acadêmico.

Universidade Regional de Blumenau (Furb)

As aulas na Furb estavam mantidas, mas foi revistas durante a noite desta segunda-feira, 16. A instituição suspendeu as atividades acadêmicas presenciais de ensino médio, graduação e pós-graduação.

A decisão foi tomada após decreto do governo estadual, para prevenção contra o coronavírus em Santa Catarina.

De acordo com o comunicado oficial, as aula estão suspensas do dia 17 a 21 de março. Contudo, as atividades administrativas estão mantidas.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A UFSC decidiu suspender todas as aulas presenciais em todos os campi da instituição a partir desta segunda-feira, 16. Além disso, os Restaurantes Universitários (RUs) e a Biblioteca Universitária a partir de terça-feira, 17.

A restrição é por tempo indeterminado e pressupõe que novas ações possam ser adotadas no decorrer dos próximos dias. A instituição recomenda que os estudantes mantenham-se em casa, e evitem buscar os serviços de saúde a não ser em casos de real necessidade.

Guabiruba e de Botuverá

As aulas das redes municipais de ensino de Guabiruba e Botuverá serão suspensas a partir de quinta-feira, 19, conforme decreto do governo estadual. Em Guabiruba, os alunos que não forem para as aulas nesta terça, 17, e quarta-feira, 18, terão as faltas justificadas nos dois municípios. Em Botuverá, as presenças serão cobradas na quarta.

Sesc

A escola do Serviço Social do Comércio (Sesc) suspendeu as aulas por um período de 30 dias. Além disso, todas as demais atividades oferecidas pela rede foram canceladas e as unidades permanecerão fechadas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo