Coronavírus: IFC de Brusque produz protetores faciais para doação com impressoras 3D

Instituição pretende produzir 1 mil itens com três impressoras que trabalharão por 18 horas diárias

Coronavírus: IFC de Brusque produz protetores faciais para doação com impressoras 3D

Instituição pretende produzir 1 mil itens com três impressoras que trabalharão por 18 horas diárias

O campus de Brusque do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi contemplado nesta semana com duas impressoras 3D, provenientes de recursos da reitoria. A instituição agora conta com três impressoras que serão utilizadas por volta de 18 horas diárias na produção de protetores faciais.

Inicialmente, o objetivo da instituição era produzir 500 protetores faciais, mas feito uma reavaliação, a meta passou para mil protetores. Os itens serão doados aos hospitais de Brusque e região.

O requisito para receber os protetores é que a instituição disponibilize atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os itens também estarão disponíveis às Secretarias de Saúde da região.

Esta foi a forma que o IFC encontrou para colaborar com os profissionais da saúde. A orientação, segundo a Chefia de Gabinete, Daniela Koster, “é que as instituições públicas interessadas enviem ofício solicitando os protetores”.

No ofício deve constar a quantidade de protetores faciais necessária e uma justificativa. Os ofícios devem ser enviados por email, tendo em vista que os trabalhos administrativos estão sendo executados em sistema home office. O e-mail para envio dos ofícios é: [email protected].

Produção de álcool em gel

O IFC também iniciará uma segunda produção, a de álcool em gel. No entanto, deve levar um tempo para começar a produção, pois o instituto aguarda a entrega de insumos.

Para produção dos protetores faciais foi montado uma comissão de combate à Covid-19, que conta com dez servidores. Eles se organizaram através de revezamento com o intuito de evitar aglomerações. A entrega dos protetores faciais, deverá ser iniciada na semana próxima semana e vai respeitar a ordem de entrega dos ofícios dos interessados.

Segundo o servidor Fagner Luiz do Canto Antonio, que faz parte da comissão, “ações como essa são bastante válidas, uma vez que mostram, na prática, que todo o investimento que fazemos em tecnologias de ponta se reverte em benefícios para a população”.

Walmir Ruis Salinas Junior, que também está colaborando na produção dos protetores faciais, lembrou que “tomando os cuidados necessários o IFC Brusque, fazendo uso de tecnologias inovadoras, pode ajudar no combate à Covid-19. Somado ao esforço de todos os membros da comunidade, passaremos por esse tempo de pandemia com menor dificuldade”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo