Corpo de Bombeiros de Brusque recebeu visita de bombeira voluntária alemã

Eva Baron veio a Guabiruba junto ao Coral St. Sebastian Neuthard, e permanecerá no município até sábado, 14

Corpo de Bombeiros de Brusque recebeu visita de bombeira voluntária alemã

Eva Baron veio a Guabiruba junto ao Coral St. Sebastian Neuthard, e permanecerá no município até sábado, 14

Na segunda-feira, 9, o Corpo de Bombeiros de Brusque recebeu a visita da bombeira voluntária Eva Baron, da cidade de Hambrücken, próxima a Karlsruhe, na Alemanha. Ela veio a Guabiruba junto ao Coral St. Sebastian Neuthard, e permanecerá no município até sábado, 14.

O tenente Hugo Manfrin Dalossi, comandante da corporação brusquense, conta que Eva conheceu a estrutura do órgão em Brusque, de maneira informal. “Ela nos contou que mora em uma cidade de 5 mil habitantes e trabalha em uma farmácia. Quando acontece um incêndio, ela é chamada por telefone”. As horas em que fica fora do trabalho, a prefeitura da cidade paga para a farmácia.

Segundo o tenente, a estrutura do Corpo de Bombeiros onde Eva trabalha é fantástica. “A Alemanha é um país que investe pesado na área de bombeiros e trabalham muito na prevenção”, diz.

Eva conta que o seu município conta com 40 bombeiros voluntários, que são chamados apenas quando necessário. “Felizmente não temos muitas ocorrências. Mas, nós, voluntários, auxiliamos desde chamados de incêndio, acidentes de carros, pessoas desaparecidas”, relata. Ela acrescenta que junto a eles, existe uma brigada de incêndio juvenil, com cerca de 20 crianças. “Eles ajudam regularmente. E nós, adultos, nos reunimos a cada duas semanas, aos sábados, para treinamento”.

Segundo a bombeira voluntária, a corporação de Brusque não se diferencia muito dos bombeiros profissionais da Alemanha. “A diferença é que nossos carros são muito frios no inverno”, brinca.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio