Corpo de Bombeiros recebe novo avião para missões de transporte aeromédico

O Arcanjo-02 será operado em parceria com o Samu, assim como o helicóptero Arcanjo-01

Corpo de Bombeiros recebe novo avião para missões de transporte aeromédico

O Arcanjo-02 será operado em parceria com o Samu, assim como o helicóptero Arcanjo-01

Foi realizada nesta segunda-feira, 20 de janeiro, a comemoração do aniversário de quatro anos de implantação do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, celebrado com a entrega de uma nova aeronave, o avião Arcanjo-02, em Florianópolis.

O Arcanjo-02 é um modelo Cessna 210 N Centurion, com capacidade para seis pessoas, equipado com sistema que permite voar por instrumentos, funcionando também como radar meteorológico e “stormscope” (sistema de rastreamento de raios/descargas elétricas). O avião foi cedido pelo Conselho Nacional de Justiça e tem valor de mercado calculado em cerca de R$ 800 mil.

O avião passa a integrar a frota do BOA, sendo operado em conjunto com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Secretaria de Estado da Saúde, em missões de transporte aeromédico, transporte de equipes médicas para captação e transporte de órgãos, monitoramento ambiental, transporte de tropa e de equipamentos da Força-Tarefa do bombeiros e apoio a Justiça Estadual e Federal.

O Arcanjo-2 trabalhará em conjunto ao helicóptero Arcanjo-01. Até o momento (de 20 de janeiro de 2010 até 15 de janeiro de 2014) o Arcanjo-01 já atendeu 2.298 pessoas diretamente, num total de 2.673 missões realizadas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio