Corrida contra diabetes doará equipamentos ao Hospital Azambuja

Um dos objetivos do evento, que tem inscrições abertas até dia 5, é comprar aparelhos medidores de glicose

Corrida contra diabetes doará equipamentos ao Hospital Azambuja

Um dos objetivos do evento, que tem inscrições abertas até dia 5, é comprar aparelhos medidores de glicose

Um evento de corrida, por si só, é uma modalidade que promove a saúde e o bem-estar. Porém, a Corrida e Caminhada Rotary Contra o Diabetes terá um foco ainda maior na qualidade de vida da comunidade brusquense.

O evento, programado para dia 12 de novembro, a partir das 8h, tem como um de seus objetivos a compra de glicosímetros – aparelhos medidores de glicose – e fitas reagentes usadas nestes dispositivos.

Todo o valor arrecadado será usado para adquirir os equipamentos que serão doados à Secretaria de Saúde de Brusque e ao Hospital Azambuja, para o acompanhamento de pacientes carentes.

Os interessados em participar da competição devem se inscrever pelo site www.rotarycontraodiabetes.com.br, até o dia 5 de novembro. As inscrições são limitadas tanto para a corrida quanto para a caminhada.

Objetivo de conscientizar
Um dos idealizadores do evento foi o médico Frederico Marchisotti, que, ao observar a escassez de equipamentos voltados para o controle da diabetes, chegou à ideia do evento.

Marchisotti explica que serão realizadas diversas ações no dia da prova com o objetivo de conscientizar sobre a doença. “Nós temos informações sobre a diabetes dentro do kit que será distribuído aos participantes e também haverá uma tenda da prefeitura de Brusque com medição de glicemia capilar, uma forma de diagnosticar e controlar a doença”.

O próprio evento, que promove caminhada e corrida, é uma forma de estabelecer um novo método de vida que evite ou reduza as chances de diabetes. “A prática de atividades físicas também tem a ver, pois a doença tem como fatores desencadeantes o sedentarismo e maus hábitos alimentares, além da genética. Sabe-se que quem adota uma atividade física regular quase sempre melhora a alimentação também. Estimular a prática de atividade física é interessante para a saúde no contexto geral”, explica Marchisotti.

O trajeto da corrida será na avenida Bepe Roza, a Beira Rio, saindo da Arena Brusque até a rótula do bairro Jardim Maluche e assim retornando. A caminhada de dois quilômetros segue em sentido oposto ao da corrida, na mesma via.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio