Corrida Rústica da PM reúne mais de 400 pessoas em Brusque

Evento aconteceu na manhã deste domingo, 29, com aumento no número de participantes

Corrida Rústica da PM reúne mais de 400 pessoas em Brusque

Evento aconteceu na manhã deste domingo, 29, com aumento no número de participantes

Nem mesmo a chuva fraca que caiu na manhã deste domingo, 29, foi motivo para desanimar as mais de 400 pessoas que participaram da 2ª Corrida Rústica da Polícia Militar de Brusque. O evento, que comemora o 8º aniversário de criação do 18º batalhão no município, tem o objetivo de incentivar a atividade física, aproximar a comunidade do quartel e fazer com que conheçam a estrutura interna da PM.

A Seção de Educação Física e Desportos (Sefid) organizou a corrida, sob a supervisão do capitão Rafael Antônio da Silva. Ele conta que além dos brusquenses – cerca de um terço dos inscritos, teve participantes das cidades de Blumenau, Balneário Camboriú e Rio do Sul. Na grande maioria são profissionais que atuam na área de segurança pública.

Nesta edição, um dos diferencias foi que um grupo de 20 policias do pelotão de Brusque correram fardados. O capitão diz que o traje é uma parte mística do evento e mostra como os PMs agem numa real ocorrência.

O que também chamou a atenção do capitão é o número de participantes: 401. Em 2015 foram cerca de 300 inscritos. “É um evento sem fins lucrativos, feito da maneira mais simples possível e que tem agradado. Ficamos satisfeitos com o resultado”.

O comandante do batalhão, tenente coronel Moacir Gomes Ribeiro, diz que é uma alegria e responsabilidade promover a corrida rústica. Ele afirma que buscam promover a conscientização do esporte, e que por outro lado recebem dos cidadãos o reconhecimento pela instituição. “Fechamos a programação de aniversário do batalhão aproximando à comunidade e oferecendo essa opção de lazer. A corrida já faz parte do nosso calendário e a 3ª edição está garantida para o próximo ano”, afirma.

Superar desafios

Um grupo de treinamento físico funcional de mais de 40 pessoas participou pela segunda vez da corrida rústica. O treinador da Toni Trainer, Luis Antônio Fantini, diz que os alunos gostam de envolver-se em eventos deste segmento em Brusque. Ele conta que muitos clientes iniciaram recentemente no treino, e que o objetivo principal não é conquistar o pódio, mas sim completar toda a prova e conseguir vencer este desafio pessoal. “Queremos inspirar os alunos a fazer atividade física e que eles também possam inspirar outras pessoas”.

O PM aposentado, Alcides Pereira, 55 anos, também participou da corrida. Ele diz que além de fazer bem para a saúde, é um momento de rever amigos. “Vejo que há muitos corredores e isso é ótimo. Mostra que realmente o evento consegue incentivar às pessoas a praticar atividade física”.

Após uma cirurgia no joelho, a técnica de segurança, Rosane Terezinha Hining, 37, aproveitou o evento para voltar a correr. “É um momento de superação. De eu voltar a confiar no meu corpo. Fazia quase dois anos que eu não corria. A iniciativa da PM é maravilhosa. Deveria ter mais vezes”, diz.

A corrida também promoveu um dia diferente para o PM do pelotão de São João Batista, Sérgio Arlan Pinto Rodrigues, 45, e sua filha, a estudante Graziela Rodrigues, 18. Os dois, que já tem o hábito de correr frequentemente juntos, aproveitaram o evento para manter a saúde em dia e para alimentar o elo de amor e amizade. “É a primeira vez que participamos juntos de uma prova. É uma alegria muito grande e uma forma de um incentivar o outro”, afirma o policial.

Percurso

Os participantes percorreram distâncias de cinco e dez quilômetros num tempo de aproximadamente uma hora e meia. O início da corrida foi em frente ao batalhão, passou pela rótula do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e seguiu pela avenida Beira Rio. Os corredores de cinco km foram até próximo da academia Viva e voltaram ao quartel. Já os de dez km se deslocaram até a proximidade do Fort Atacadista.

Premiação

Os três primeiros colocados – no feminino e masculino receberam troféus e medalhas. Também foram premiados por categorias de idades: dos 19 aos 29 anos, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, e acima dos 60 anos.

**Atualizado às 18h30

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio