Creche do bairro Imigrantes, em Guabiruba, deve ser entregue em fevereiro de 2017

Com a unidade, cerca de 180 novas vagas serão disponibilizadas para crianças de zero a cinco anos

Creche do bairro Imigrantes, em Guabiruba, deve ser entregue em fevereiro de 2017

Com a unidade, cerca de 180 novas vagas serão disponibilizadas para crianças de zero a cinco anos

Guabiruba terá no começo do próximo ano mais uma unidade escolar. Isso porque a obra da creche da rua Arthur Baumgartner, no bairro Imigrantes, que iniciou em meados de março, está dentro do cronograma previsto. Com a creche, serão disponibilizadas cerca de 180 novas vagas para crianças de zero a cinco anos, que vêm para praticamente zerar a fila de espera no município.

A creche integrará um complexo que abriga uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que já está em funcionamento. As duas obras públicas juntas estão num terreno que totaliza mais de 17 mil metros quadrados, adquiridos pelo Executivo em 2013. Estaqueamento e fundação já foram realizadas na obra da nova unidade escolar, que agora está na fase de finalização de alvenaria. A próxima etapa será a colocação do telhado e reboques nos acabamentos da estrutura da parede.

Chuva prejudica

Vagner Dallabrida, sócio-proprietário da Construtora WDD, de Nova Trento, que executa a obra, diz que o cronograma está sendo respeitado, porém, considera que o tempo tem atrapalhado nos últimos dias. Em outubro, por exemplo, até a quarta-feira, 26, foram trabalhados apenas oito dias e meio, devido às condições climáticas. “Está ocorrendo tudo normalmente, a Prefeitura de Guabiruba honra seus compromissos, mas acredito que essa chuva pode estender pelo menos em um mês o término da creche”, afirma Dallabrida. A previsão do cronograma é que a obra seja entregue em fevereiro de 2017.

Mais vagas

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, conta que nos primeiros quatro anos de seu governo o número de vagas foi ampliado. Com a construção da nova creche, deve zerar a fila de espera na cidade, que atualmente é de 60 crianças. “Salvo algum fator externo ou climático, entregaremos a obra no prazo estipulado. Em fevereiro, quando começar as aulas, a unidade já deverá estar pronta”, diz o prefeito.

A secretária de Educação de Guabiruba, Edna Maria da Silva Jasper, reforça que a obra é de suma importância para o município minimizar a fila de espera. Ela destaca que embora já se tenha duplicado o atendimento de alunos nas creches desde 2013, a obra disponibilizará cerca de 80 novas matrículas. “Esta creche atenderá os alunos da Escola de Educação Infantil Tia Angelika, do Imigrantes, e da Escola de Educação Infantil Ida Silva Debatin, do Centro”.

Investimento

O investimento da creche é oriundo do governo federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE) e do Programa Nacional Proinfância. Foram cerca de R$ 2 milhões, sendo que R$ 300 mil é de contrapartida do município.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio