Cresce a participação nos Jogos Escolares

Edição bate recorde de escolas inscritas

Cresce a participação nos Jogos Escolares

Edição bate recorde de escolas inscritas

Os Jogos Escolares de Brusque (Jebs) começam hoje com número recorde de unidades escolares inscritas. São 33 delegações divididas em sete modalidades: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, tênis de mesa e xadrez. A previsão é de que 2,5 mil alunos participem.
Até então, os Jebs do ano passado contavam com a maior quantidade de inscritos: 31. Segundo o coordenador Esportivo da competição, Venício Bottamedi, o crescimento recente na quantidade de escolas brusquenses contribuiu para o aumento na participação. “Temos mais do que 33 escolas em Brusque, e divulgamos para todas. Desta vez, poucas recusaram o convite”, afirma Bottamedi. Os Jebs englobam escolas das redes municipal, estadual e particular.

A competição

Para participar dos Jogos Escolares, os alunos são divididos em duas categorias: mirim, com idade entre 11 e 13 anos, e infantil, que conta com atletas de 14 a 16 anos. Todas as disputas ocorrem nos naipes masculino e feminino. A competição inicia às 8h. Os primeiros jogos são válidos pelo futsal mirim.

Para não estimular a competitividade e o conflito entre alunos das escolas brusquenses, não existe ‘campeão geral’ nos Jebs. Apesar de que as equipes campeãs por modalidade terão a oportunidade de representar Brusque nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) do ano que vem.

Para o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Deivis Silva, a competição serve para integrar a comunidade escolar, além de ajudar a revelar novos talentos no esporte brusquense. “Os Jogos Escolares são muito importantes para a iniciação esportiva. É uma oportunidade para os nossos alunos participarem de uma competição. Além disso, envolve a escola, os professores e toda a comunidade”, destaca.

A maioria dos duelos são realizados na Arena Brusque. A quadra receberá competições de basquetebol e handebol. A sede esportiva da Renaux View também sediará duelos de futsal dos Jebs. O voleibol será disputado no Colégio Consul Carlos Renaux. O basquete será dividido entre o ginásio do bairro Santa Terezinha e o Sesi. Este último local também será palco do atletismo.

Inicia disputa no regional dos Jasc

Começou na última sexta-feira, 17, em Pomerode, a etapa regional Leste-Norte dos 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Brusque participa do evento com uma delegação de 60 atletas. Das 22 modalidades, a cidade marcou presença em apenas cinco: bocha masculino e feminino, bolão 23, futebol e basquete. Das cinco, foi eliminada em duas. Com fraco desempenho na bocha, naipe masculino, e bolão 23 durante o fim de semana, as equipes brusquenses das modalidades deram adeus a Pomerode.

São 27 municípios e pouco mais de 1,7 mil atletas disputando, até dia 22, duas vagas em cada uma das 11 modalidades para a etapa estadual, em Itajaí. Historicamente considerado o regional mais forte, por reunir, além de Brusque, municípios como Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú, o Leste-Norte desse ano não terá a presença de Itajaí, cidade-sede e pré-classificada, e de Blumenau, em muitas modalidades. A cidade é atual campeã e pré-classificada no basquete, no futebol masculino, na bocha, no bolão 23 e no futsal feminino.

Programação dos Jebs – Segunda-feira, 20

Futsal Mirim Masculino – Arena Brusque

Hora / Equipe
8h Theodoro Becker X Sta Terezinha
8h30 Ayres Gevaerd X Rio Branco
9h30 Augusta Knorring X Isaura Gevaerd
9h30 Carlos Moritz X Oscar Maluche
10h D. João Becker X Theodoro Becker
10h30 Rio Branco X São Luiz
11h Oscar Maluche X Georgina Da Luz
11h30 Isaura Gevaerd X Consul
12h Sta Terezinha X D. João Becker
12h30 São Luiz X Ayres Gevaerd
15h45 Georgina Da Luz X Carlos Moritz
16h15 Consul X Augusta Knorring

Futsal Mirim Feminino
Hora / Local / Equipes

8h Renaux View Paqueta X Gregório Locks
8h30 Renaux View Alberto Pretti X Padre Lux
9h Renaux View Feliciano Pires X Angelo Dognini
9h30 Renaux View Cedro Alto X Georgina Da Luz
10h Renaux View Paqueta X Alberto Pretti
10h30 Renaux View Gregório Locks X Padre Lux
11h Renaux View Feliciano Pires X Cedro Alto
11h30 Renaux View Angelo Dognini X Georgina Da Luz
12h Renaux View Paqueta X Padre Lux
12h30 Renaux View Gregório Locks X Alberto Pretti
13h Renaux View Angelo Dognini X Cedro Alto
15h15 Arena Brusque Feliciano Pires X Georgina Da Luz

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio