Young office employee with wavy hair is talking at her phone and checking detail in the laptop. Her colleague is texting. Concept of smartphones in our life

As vagas de estágio e aprendizagem tiveram aumento de 3,7% entre janeiro e outubro de 2019, de acordo com dados do Centro Integração Empresa-Escola (CIEE), que atende 310 mil estagiários e aprendizes em 20 estados do país. Para o ano de 2020, a estimativa é a de que só no primeiro trimestre estejam abertas 85 mil vagas para esse público.

Este ano, considerando todos os segmentos de contratação – público e privado –  as vagas mais procuradas para estágio entre os estudantes de nível superior foram para os cursos de Direito, seguidas de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Ciências da Computação. Já para os estudantes de nível técnico a lista é liderada pelo curso de Administração, Enfermagem, Informática, Segurança do Trabalho e Eletrotécnica.

Para a estudante do 7º semestre de Jornalismo, Larissa Mesquita, o estágio é a oportunidade que o estudante tem para colocar em prática o que aprende em sala de aula. Ela faz parte da estatística daqueles que conseguiram um espaço no mercado de trabalho através do CIEE. “Em particular, o estágio me proporciona uma experiência única. Me mostrou do que eu sou capaz como profissional e como ser humano, afinal, eu preciso todos os dias praticar o coletivo junto aos meus colegas de trabalho”, afirma.

Lei da Aprendizagem

Sancionada em 2000, a lei determina que uma cota entre 5% e 15% das vagas das companhias consideradas de médio e grande porte sejam destinadas para jovens entre 14 a 24 anos incompletos, desde que seja estudante dos ensinos fundamental, médio, técnico ou formado.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil