Crianças aprendem e se divertem em aulas aquáticas no CEI Tia Trude

Projeto é desenvolvido com 160 alunos, pelo professor de Educação Física, Antônio William da Silva

Crianças aprendem e se divertem em aulas aquáticas no CEI Tia Trude

Projeto é desenvolvido com 160 alunos, pelo professor de Educação Física, Antônio William da Silva

Cerca de 160 alunos de seis meses a seis anos do Centro de Educação Infantil Tia Trude, no Dom Joaquim, têm motivos de sobra para ir à escola. Por meio da criatividade e inovação do professor de Educação Física Antônio William da Silva as crianças aprendem de maneira lúdica a respeitar o seu colega e superar limites.

A escola não possui quadra esportiva, no entanto, isso não foi empecilho para que os estudantes pudessem realizar atividades físicas. O professor criou neste ano um projeto de aproveitamento dos espaços da unidade, oportunizando que fossem realizadas a prática de ginástica, caminhadas pelo bairro, passeios com carrinho (feito manualmente) e o que mais alegrou a criançada: exercícios aquáticos.

Com o intenso calor, há duas semanas foram colocadas duas piscinas de 3 mil litros de água num destes espaços da escola, onde os alunos podem realizar práticas recreativas. A maioria nunca havia participado de atividades aquáticas no ambiente escolar e alguns nem mesmo tinham entrado em uma piscina. Dentro da água, tanto os bebês, com o auxílio das monitoras, como as crianças maiores, podem aprender, conhecer seus próprios limites e se divertir.

“Todos apresentaram um grande interesse, já que as atividades aquáticas exercem um papel importante na formação dos alunos, auxiliando-os na aquisição das habilidades motoras, no desenvolvimento da aprendizagem cognitiva e ainda ensinando-os a identificar e respeitar limites”, afirma o professor.

O projeto de ginástica e caminhadas continuará no próximo ano letivo, já as aquáticas terminam na próxima semana, com o encerramento das atividades do ano na escola. Mesmo em pouco tempo – cada turma teve duas aulas nas piscinas -, os estudantes vivenciaram momentos especiais. “O trabalho com eles é muito compensador. Essa forma lúdica de trabalhar trouxe benefícios nas aulas de Educação Física como também nas outras disciplinas. Foi uma experiência incrível”, avalia Silva.

A coordenadora do centro educacional, Graciela Zirke, destaca que o professor sempre traz dinâmicas diferentes. Para ela, estas atividades inovadoras são importantes para o entrosamento dos alunos. “A Tia Trude tem uma equipe bem participativa e iniciativas bacanas como essas merecem ser trabalhadas e continuadas. No ambiente escolar, inovação é um forte agregador”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio