Nesta quinta, dia 11, Brusque recebe a premiada Cia Caixa do Elefante, de Porto Alegre, com seu recente trabalho voltado aos bebês. Inspirado no universo da primeira infância, o espetáculo “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”, ” propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação, mesmo quando na condição de espectadores junto a seus pais.

Através das experiências lúdicas e estéticas dos bebês, do jogo entre o “esconder e o revelar”, o espetáculo cria uma atmosfera na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Essa brincadeira ficcional, de criar e dar sentidos toma forma num ninho, numa cama acolchoada. Espaço que acolhe fantasias, surpresa e tudo o que é possível a uma criança colecionar.

A sessão ocorre às 18 horas no auditório da Uniasselvi/Assevim e está sujeita à lotação (40 bebês mais seus acompanhantes). Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do início do espetáculo.

 

Ciranda e brincadeiras

No dia 12, o Sesc de Brusque oferece uma série de atividades para as crianças, com participação gratuita. Entre 9 e 17 horas serão diversas atividades recreativas como Jogos Cooperativos, Mini Vôlei, Mini Atletismo, Mini Hóquei, Mini Basquete, Projeto Ciranda Sesc “O Mundo Azul”, Brincadeiras de Madeira, Labirinto de Elástico, Labirinto de Madeira, Gincanas Recreativas, Oficinas de Artesanato, Brinquedos com materiais recicláveis, Espaço Kids de Pintura, Pintura Facial e Escultura de Balões.

Além destas, ocorrerão atividades especiais, como o Projeto Quintal Brincar, que é uma proposta de atividade recreativa que procura envolver a criança em atividades de contato com a terra, utilizando equipamentos feitos de papelão, remetendo às origens do brincar. Também, às 10 e às 15 horas haverá apresentações culturais.

 

História e imaginação

Domingo, 14, também tem programação cultural para as crianças no Sesc. Às 14 horas acontece a apresentação do espetáculo “A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz”, encenado por esta que vos escreve. Montado em 2012, a peça já compôs a programação de diversos eventos pelo Estado, como o Circuito de Contadores de História de Jaraguá do Sul, a Feira do Livro de Balneário Camboriú e a Maratona de Contos de Itajaí.

Neste espetáculo a narradora se utiliza de algumas técnicas do teatro de objetos para contar a história “O Mágico de Oz”, escrita por Lyman Frank Baum. A encenação ocorre próxima à plateia, remetendo a uma brincadeira de criança. De uma caixa de papelão usada para guardar brinquedos velhos saem os objetos que auxiliam a contadora a descrever as aventuras de Doroty no reino de Oz, funcionando como ilustração para a história.

A apresentação tem entrada franca e duração de 40 minutos, indicada para crianças a partir dos 5 anos.


Lieza Neves
– atriz, escritora e produtora cultural