Valorização de raízes culturais: Brusque terá cursos gratuitos de italiano e alemão; saiba como se inscrever
Serão oferecidas 40 vagas para cada idioma
A Prefeitura inicia, neste mês de agosto, a oferta de cursos gratuitos de italiano e alemão, por meio da Fundação Cultural de Brusque (FCB).
A oferta acontece em convênio com o Circolo Trentino di Brusque e a associação Deutscher Sangerverein. A assinatura do termo foi realizada na quarta-feira, 30, pelo prefeito André Vechi.
A ação integra o planejamento da administração de resgatar e fortalecer a herança dos três principais povos que colonizaram o município: italianos, alemães e poloneses.
Além dos cursos que agora começam, a língua polonesa também será incluída ainda este ano, com previsão de início das aulas em setembro.
“Com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura dos três povos que colonizaram nosso município, estamos proporcionando aulas gratuitas à população. É mais do que ensino: é preservação da nossa identidade cultural”, afirmou o prefeito André Vechi.
Como se inscrever
As inscrições, tanto para italiano, quanto alemão, podem ser feitas de 1º a 7 de agosto, exclusivamente pelo site da Fundação Cultural de Brusque, neste link.
As oficinas são voltadas a pessoas com 14 anos ou mais, e não exige ascendência ou conhecimentos prévios do idioma. O foco está na comunicação e no contato com a cultura, de forma leve, participativa e acolhedora.
As vagas são disponibilizadas da seguinte forma: 20 vagas para o curso de alemão, no Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, às terças-feiras e outras 20 vagas na Fundação Cultural, às segundas-feiras.
Já para as aulas de italiano são 20 vagas, às quintas-feiras, na sede da FCB; e outras 20 destinadas a alunos do 4º e 5º ano da EEF Augusta Dutra de Souza.
Os cursos fazem parte de um projeto-piloto desenvolvido em parceria com entidades locais que promovem as culturas italiana e alemã.
“Estamos firmando um convênio com entidades que representam a cultura italiana e alemã em Brusque. A partir da segunda semana de agosto, essas aulas serão ofertadas gratuitamente para a comunidade. E em setembro, lançaremos também as aulas de polonês, em parceria com a Fundação José Valendowski”, destacou Balbinot.
Para mais informações, deve-se entrar em contato com a Fundação Cultural, pelo telefone 47 4042-0640.
Leia também:
1. Missas e sabores caseiros antecedem a 57ª Festa dos Motoristas em Guabiruba
2. Barateiro Futsal faz, nesta sexta, seu último jogo em casa na primeira fase da LFF
3. Polícia Civil cumpre mandados e prende suspeitos por tráfico de drogas em Botuverá
4. Ingressos para Brusque x Itabaiana estão à venda | Brasileiro Série C 2025
5. PMRv suspeita que motorista que morreu após colisão com poste na Ivo Silveira, em Brusque, tenha sofrido mal súbito
Assista agora mesmo!
Olga Gums e Paula Fuckner: quem eram as primeiras parteiras de Guabiruba:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias
a