Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Da noite para o dia, prefeitura muda postura de negociação com Hospital Azambuja

Página 3

Bastidores da política e do judiciário, opiniões e críticas sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro dos impostos pagos pelo cidadão

Da noite para o dia, prefeitura muda postura de negociação com Hospital Azambuja

Página 3

Mudança de postura
Não se sabe exatamente o que, mas algo mudou radicalmente na Prefeitura de Brusque em relação à concessão de reajuste solicitado pelo Hospital Azambuja. O prefeito Jonas Paegle, ao que parece, tomou a frente das negociações e, nas suas falas, dá a entender que o Executivo irá com boa vontade para a mesa de negociações, e certamente concederá pelo menos parte do reajuste pedido pela instituição hospitalar. Uma mudança brusca da noite para o dia, que o tempo se encarregará de esclarecer.


Relatório da comissão
Surpreendeu o tom do relatório elaborado pelo vereador Rogério dos Santos (PSD) em relação à saúde pública do município. Declaradamente governista, o vereador, por meio do relatório, não poupou críticas aos problemas encontrados nos postos de saúde. Aliás, pelo que se informou, houve bastante harmonia entre os membros da comissão, que congrega base do governo e oposição. Nas palavras do vereador Paulo Sestrem (PRP), nada do que foi encontrado nas unidades foi omitido do relatório.

Sonhos distantes
O relatório da comissão, em que pese o excelente serviço prestado, ao criar um diagnóstico da situação das unidades de saúde do município, também apresenta como sugestão ao governo alguns sonhos distantes e, quiçá, impossíveis. Sugere, por exemplo, criação de plantões de pediatria e odontologia, e a contratação de centenas de servidores, inconcebível para o cada vez mais apertado orçamento da Secretaria de Saúde. Leia matéria nas páginas 4 e 5.


Processo suspenso
A juíza Iolanda Volkmann, da Vara da Fazenda de Brusque, determinou a suspensão do processo administrativo instaurado pela Prefeitura de Brusque contra o servidor Luciano Camargo, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Ele passou a responder o processo e havia sido afastado por 60 dias, pouco tempo depois de apresentar denúncias de irregularidades na autarquia, que estão sendo apuradas pelo Ministério Público.

A decisão
Camargo recorreu ao Judiciário por considerar ilegal o seu afastamento, assim como os motivos alegados pela prefeitura para abertura do processo administrativo – ter concedido entrevista em suposto horário de trabalho, e adentrar nas dependências do Samae teoricamente sem autorização. Para a magistrada, entretanto, o problema é outro. A prefeitura, avalia, não tem competência para iniciar processo administrativo contra servidor de autarquia, atribuição esta que cabe, unicamente, à direção do Samae.


Efeito dominó
Iniciativas nos poderes Legislativos costumam se espalhar rapidamente no Brasil. Um exemplo é que, na semana passada, passou a tramitar na Câmara de Botuverá um projeto de lei, de autoria dos vereadores, Amauri Cestari, Margarete Terezinha Leitis e Valdecir Martinenghi, que trata da proibição do nepotismo no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo do município de Botuverá. Lei semelhante foi aprovada em Brusque recentemente e, agora, certamente mais municípios devem aderir.


Filiação
O presidente do DEM de Brusque, Jones Bosio, entra em contato para esclarecer que, apesar da diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andrea Volkmann, estar filiada ao partido, a agremiação não faz parte da base do governo do prefeito Jonas Paegle. Segundo ele, o DEM é oposição ao governo no momento, e de nenhuma forma tem participação na indicação de nomes para ocupação de cargos na prefeitura.


Alteração de jornada
Os professores efetivos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Física da rede municipal de ensino poderão solicitar alteração de sua carga horária. A Secretaria de Educação receberá nos dias 13 e 14 de novembro os requerimentos para aumento ou redução da jornada semanal de trabalho. Os profissionais interessados deverão estar atentos às vagas e condições dispostas no edital. Até dia 20 de novembro, a pasta divulgará a classificação dos habilitados e a escolha de vagas será dia 27 de novembro, a partir das 12h, na sede da Secretaria de Educação.


Remoção por concurso
Já nos dias 29 e 30 de novembro, a Secretaria de Educação receberá as inscrições para o processo de remoção por concurso e por permuta, que prevê a movimentação de professores de uma para outra unidade educacional, sem modificação de sua situação funcional. As vagas para a troca serão publicadas pelo órgão no dia 28 de novembro e o resultado final com a relação dos servidores classificados será divulgada no dia 11 de dezembro. Os profissionais interessados deverão escolher suas vagas no dia 12 de dezembro, a partir das 12h, na sede da Secretaria de Educação.


Uma década de atividades
Empresários e colaboradores das 28 organizações que integram o Núcleo de Empresas Contábeis da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) reuniram-se na noite de sexta-feira, 27, para um jantar de confraternização, na Sociedade Esportiva Bandeirante. O evento marcou a comemoração dos dez anos de fundação do núcleo, que realiza reuniões mensais entre os empresários que atuam nas áreas fiscal, de RH e contabilidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio