Daniela Reinehr anuncia novos secretários e defende continuidade na política de combate à pandemia
Governadora afirma que pandemia é o foco principal do governo e falou em "luta pela vida"
Governadora afirma que pandemia é o foco principal do governo e falou em "luta pela vida"
A governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr, que assumiu a gestão estadual após o afastamento de Carlos Moisés da Silva, anunciou no final da tarde desta terça-feira, 30, novos nomes para o Executivo e apresentou seus planos para combater a pandemia. Ela confirmou a presença da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Daniela abriu o encontro afirmando que “a pandemia é o foco principal” do governo e falou em “luta pela vida”. A governadora destacou a necessidade de trazer mais vacinas para o Estado, diminuir a fila de pacientes por leitos de UTI, e prestou solidariedade aos catarinenses que perderam familiares e amigos para a Covid.
Além disso, afirmou que defende campanhas de comunicação voltadas à prevenção e à conscientização dos catarinenses e que as pessoas procurem o atendimento de saúde o mais rápido possível – ela chamou de “tratamento imediato”e evitou falar em “tratamento precoce”.
Daniela mostrou que Carmen Zanotto será protagonista nas decisões à frente da pandemia e defendeu que a parlamentar tem experiência e “está bem inteirada” das ações no Estado e no país.
Sobre a autonomia das decisões, desconversou sobre palavra final, mas afirmou que já conversou com a deputada para alinhar as medidas principais e que um dos focos será “diminuir o sofrimento das pessoas”.
Ainda sobre a pandemia, defendeu o funcionamento das atividades econômicas e descartou eventual fechamento. “A minha propensão é que medidas restritivas [sejam adotadas] sim, proibitivas não”, afirmou.
Segundo ela, se as regras – máscara, distanciamento e higiene – forem mantidos, não será necessário fechar atividades. Ela ainda sinalizou que as regras do atual decreto são positivas e que não fará mudanças bruscas.
A governadora afirmou também que busca manter a estabilidade política e econômica em Santa Catarina e isso seria um dos motivos para a permanência de alguns secretários (veja abaixo).
Elogiou o trabalho de parte da equipe de Moisés e defendeu que quem está com o “time trabalhando bem” será mantido. Inclusive elogiou algumas medidas adotadas pelo ex-secretário de Saúde, André Motta Ribeiro. Mas não descartou mudanças futuras no secretariado. Prometeu ainda apoiar as Medidas Provisórias (MPs) que foram enviadas para a Assembleia Legislativa de SC (Alesc) pelo governador afastado.
Daniela confirmou a continuidade dos secretários Luiz Fernando Vampiro (Educação), Altair Silva (Agricultura e Desenvolvimento Rural), e Paulo Eli (Fazenda). E anunciou novos nomes. São eles:
Secretária de Estado da Saúde: Deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania)
Secretaria de Estado da Casa Civil: Gerson Schwerdt
Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade: Leodegar Tiscoski
Secretaria-Executiva de Comunicação: Miguel Bortolini
Procuradoria-Geral do Estado: Luiz Dagoberto Brião
Casa Militar: Tenente Coronel PM Alessandro Marques
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: